Prestes a ser coroado oficialmente rei da Inglaterra, Charles III e a rainha consorte, Camilla, selecionaram a receita de ‘Quiche da Coroação’ para marcar a consagração do monarca. O Palácio de Buckingham divulgou a informação na última segunda-feira (17).
Seguindo a tradição, a coroação de Charles ocorrerá na Abadia de Westminster, em Londres, no próximo dia 6. Diferentemente da coroação de sua mãe, a cerimônia de Charles pode ser reduzida, visando a modernidade e a crise do custo de vida.
Segundo a instituição, o quiche foi selecionado ‘pessoalmente’ pelos monarcas, sendo ‘facilmente adaptado a diferentes gostos e preferências’. O prato é oferecido como uma receita para almoços comunitários que ocorrem ao redor do Reino Unido, marcando a coroação.
O prato segue a tradição e tem como referência o famoso ‘Frango da Coroação’. Com curry e maionese, a receita foi inventada para a coroação de Elizabeth II, ocorrida no ano de 1953, conta o site do Aventuras na História. O prato escolhido por Charles e Camilla conta com espinafre, favas, também conhecida como feijão-lima ou feijão-fava, e estragão, tempero especialmente popular na culinária da França e da Inglaterra.
“Uma quiche profunda com massa crocante e leve e sabores delicados de espinafre, favas e estragão fresco. Coma quente ou frio com uma salada verde e batatas novas cozidas – perfeito para um Grande Almoço da Coroação!”, descreve o site oficial da realeza.
APRENDA A FAZER A QUICHE DA COROAÇÃO, PARA SEIS PESSOAS
Ingredientes
Massa
- 125g de farinha simples
- Uma pitada de sal
- 25g de manteiga fria, cortada em cubos
- 25g banha de porco
- 2 colheres de sopa de leite
Recheio
- 125ml de leite
- 175ml de creme duplo
- 2 ovos médios
- 1 colher de sopa de estragão fresco picado, sal e pimenta
- 100g de queijo cheddar ralado
- 180g de espinafres cozidos, levemente picados
- 60g de favas cozidas ou feijão de soja
MODO DE FAZER
Massa
Peneire a farinha e o sal numa tigela; junte as gorduras e misture tudo usando as pontas dos dedos até obter uma textura arenosa, tipo migalhas de pão. Adicione o leite aos poucos e reúna aos ingredientes em uma massa. Cubra e deixe repousar no freezer durante 30 a 45 minutos.
Jogue farinha na superfície da mesa e estenda a massa, deixando no formato de um círculo, com cerca de 5mm de espessura. Coloque a massa dentro de uma forma redonda, tomando o cuidado de não deixar buracos, pois a mistura pode vazar. Cobrir e descansar por mais 30 minutos no freezer.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190°C. Forre a mesa com papel vegetal, adicione o feijão cozido e cozer às cegas durante 15 minutos, antes de retirar o papel vegetal e o feijão cozido. Reduza a temperatura do forno a 160°C. Bata junto o leite, creme duplo, ovos, ervas aromáticas e temperos. Espalhe metade do queijo ralado na base cega, cubra com os espinafres, feijões e ervas picados, ventendo-os depois sobre a mistura líquida.
Se necessário, dar à mistura uma delicada agitação para assegurar que o recheio esteja uniformemente disperso, mas tendo o cuidado para não danificar a massa. Polvilhar o queijo restante sobre a massa já pré-assada, levar ao forno e cozer durante 20-25 minutos até ficar ligeiramente dourado.