Um dos principais repórteres do Brasil, Ernesto Paglia, está de volta à Globo! Na última quinta-feira (10), ele iniciou as gravações da série “Caça Tempestades na Amazônia”, ao lado do cientista Osmar Pinto Júnior e da cineasta Iara Cardoso. Esta série é a continuação de um trabalho realizado em 2013 e irá ao ar no ‘Fantástico’ durante o verão, com estreia prevista para janeiro de 2025.
O projeto irá explorar os desafios de perseguir tempestades e mostrar os impactos que esses fenômenos causam na vida das pessoas que vivem sob seus efeitos.
Ernesto Paglia deixou a TV Globo em 2022, após 43 anos de trabalho. Segundo o site Notícias da TV, a saída do repórter da emissora carioca foi anunciada para a equipe por meio de um e-mail enviado pelo então Diretor de Jornalismo da emissora, Ali Kamel.
Série de Ernesto Paglia no ‘Fantástico’
De acordo com Gabriel Vaquer, do F5 da Folha de São Paulo, o trabalho de Ernesto Paglia se assemelha ao dos “caçadores de furacões” da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, em tradução livre), que sobrevoam furacões para coletar dados essenciais.
O trio se reunirá novamente em frente às câmeras 11 anos após a série “País dos Raios”, também exibida pelo ‘Fantástico’. Agora, a missão é desvendar os mistérios das tempestades na Amazônia, uma região que registra cerca de 300 mil tempestades por ano.
A Amazônia é uma das três áreas do mundo com maior incidência de raios, com impressionantes 50 milhões de raios anuais, junto com a África Central e a Indonésia, conhecidas como chaminés de raios.
Serão explorados fenômenos intrigantes, como os Fulguritos — tubos vítreos formados pela energia dos raios em contato com grãos de quartzo da areia, que podem revelar segredos sobre a origem da vida.
Além disso, a série irá investigar os super-raios, descargas elétricas que podem alcançar até 150 mil amperes. Essa produção marcará a primeira vez que um super-raio será registrado na Amazônia, uma área onde a alta umidade e a geografia favorecem sua ocorrência.
Leia também:
Furacão Milton: entenda se esse fenômeno pode acontecer no Brasil
Cléber Machado, Fernanda Gentil, Ernesto Paglia e outros: Globo explica demissão de jornalistas
Sandra Annenberg presta homenagem a Ernesto Paglia após demissão da TV Globo: “Sua maior fã”