O remake de ‘Vale Tudo’ estreia nesta segunda-feira (31) como a nova faixa das nove da Globo. A adaptação da trama de 1988 trará, segundo a autora Manuela Dias, algumas mudanças com o intuito de atualizar um texto de mais de 30 anos. Uma delas será desenvolver a trama lésbica, que não foi explorada na época por conta da censura.
Na versão original de ‘Vale Tudo’, Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Deheinzelin) protagonizaram um dos romances mais lembrados da teledramaturgia brasileira entre duas mulheres. Na descrição da personagem, Laís é caracterizada como “bonita e simpática e mais frágil que a companheira Cecília, com quem vive há 12 anos”.
Elas eram donas de uma charmosa pousada em Búzios e o relacionamento não era muito aceito pelos familiares. Após um grave acidente, Cecília morre, e a jovem precisa ir à justiça contra o cunhado Marco Aurélio (Reginaldo Faria), que não aceitava a relação, para ter direito aos bens da companheira.
Vale Tudo: saiba o que muda no 1º capítulo da nova versão
Casal lésbico no remake de ‘Vale Tudo’
Em entrevista à Marie Claire, a novelista deixa claro que não pretende seguir o roteiro original: “Na novela, tem um casal homossexual, a Cecília e a Laís [que serão vividas pelas atrizes Maeve Jinkings e Lorena Lima]. Naquela época, elas se chamavam de amigas.”
“Hoje, os casais homoafetivos contam com segurança jurídica, direitos. No original, uma delas morre. Eu não vou matar a Cecília. Eu não quero que ela morra. É importante hoje que ela fique viva. Muita coisa mudou e ainda bem. Hoje em dia, se o mocinho dá um tapa numa mulher, acabou, ninguém mais vai gostar dele”, afirma.
Na época em que ‘Vale Tudo’ foi originalmente exibida, o Brasil passava pelo processo de redemocratização após a Ditadura Militar (1964-1985). Como a novela estreou antes da Constituição de 1988, diversas cenas do casal foram cortadas. Outras em que as duas demonstrassem que eram um casal também eram censuradas.
“Lembro de ter lido cena de beijo na boca, selinho, mas não lembro de ter gravado. O público, no entanto, torcia pela Laís. Diziam que sentiam muito e que o direito da herança era ‘meu’. A Laís conquistou o público porque era uma fofa, não era uma sapatão maluca”, disse Cristina Prochaska, intérprete de Laís, ao UOL em 2013.
Substituta de ‘Mania de Você’, o remake de ‘Vale Tudo’ estreia na próxima segunda-feira (31). Confira aqui o resumo completo dos capítulos da trama de Manuela Dias.
Leia também:
Vale Tudo: Cauã Reymond revela conversa com Riccelli: ‘Quero pedir a bênção’