O ator Val Kilmer faleceu aos 65 anos nesta terça-feira (1), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A causa da morte foi uma forte pneumonia. A notícia abalou fãs e colegas do artista.
Conhecido por papéis icônicos no cinema, Val Kilmer marcou gerações. Ele interpretou Batman, Iceman e Jim Morrison. Sua partida deixa um legado significativo.
A filha do ator, Mercedes Kilmer, de 33 anos, confirmou o falecimento ao jornal The New York Times. Além de Mercedes, ele deixa outro filho, o também ator Jack Kilmer, de 29 anos.
Relembre a carreira de Val Kilmer
Entre os personagens mais marcantes interpretados por Val Kilmer estão o super-herói Batman, em “Batman Eternamente” (1994), e o roqueiro Jim Morrison, em “The Doors” (1991). Após trabalhos no teatro e na televisão, seu filme de estreia no cinema foi a comédia “Top Secret! Superconfidencial” (1984). Dois anos depois, ganhou destaque ao interpretar Iceman, rival de Tom Cruise em “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986).
Durante a década de 1990, Kilmer alcançou o auge de sua carreira, com filmes que arrecadaram mais de US$ 3,7 bilhões em todo o mundo. Na época, foi considerado um dos atores mais bem pagos de Hollywood. No entanto, também ganhou fama de difícil de trabalhar, especialmente após desentendimentos com colegas, como Marlon Brando, em “A Ilha do Dr. Moreau” (1996).
Joel Schumacher, diretor de “Batman Eternamente”, chegou a descrevê-lo como “infantil e impossível” à Entertainment Weekly. Em contrapartida, a atriz Mira Sorvino, que atuou com ele em “À Primeira Vista” (1999), elogiou seu profissionalismo.
O retorno ao papel de Iceman em “Top Gun: Maverick” (2022) marcou sua última aparição no cinema. Em 2017, Val Kilmer enfrentou um câncer na garganta e passou por um longo tratamento, incluindo quimioterapia e traqueotomias, o que comprometeu sua voz. Na última performance, precisou usar Inteligência Artificial para ajustar a fala, mesmo após a cura.
O ator também recebeu homenagens de grandes nomes do cinema. Michael Mann, que o dirigiu em “Fogo Contra Fogo” (1995), exaltou seu talento e versatilidade. “Enquanto trabalhava com Val, sempre me maravilhei com o alcance, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo”, disse em comunicado à Variety.
Francis Ford Coppola, diretor de “Twixt” (2011), também celebrou o talento de Kilmer, lembrando que ele era considerado o mais talentoso ator desde o Ensino Médio, talento que só cresceu ao longo de sua vida.
Leia também:
O retorno mais aguardado da Disney já tem data para começar a ser gravado