‘Uma Família Perfeita’ (‘Good American Family’, no título original) é a nova minissérie da Disney+. A produção, que estreou no dia 19 de março na plataforma, conta a história de Natalia Grace (Imogen Faith Reid), uma jovem ucraniana com nanismo adotada por uma família americana. Com o tempo, o casal Kristine e Michael Barnett, interpretados respectivamente por Ellen Pompeo e Mark Duplass, passam a desconfiar da verdadeira idade da menina.
Mas ‘Uma Família Perfeita’ é baseada em uma história real? A obra chamou atenção por apresentar semelhanças com a série documental ‘O Curioso Caso de Natalia Grace’, que conta com três temporadas. A produção investiga os dois lados da história, incluindo entrevistas com Natalia, os Barnett e a família que a adotou posteriormente.
Conheça a história real de ‘Uma Família Perfeita’
Natalia Grace chegou aos Estados Unidos em 2010. A garota, diagnosticada com displasia espondiloepifisária congênita, uma condição genética que afeta o crescimento ósseo, foi acolhida por Kristine e Michael, que acreditavam que ela tinha 6 anos de idade.
No entanto, após algumas suspeitas, os dois começaram a desconfiar que ela fosse, na verdade, uma adulta disfarçada de criança. Eles alegavam que Natalia apresentava comportamentos problemáticos, como tentativa de envenenamento e supostas ameaças aos filhos biológicos do casal, de acordo com a revista Time.
Em 2012, os Barnett conseguiram com que a Justiça americana alterasse legalmente a idade da menor. De 8 anos, ela passou a ter 22. Pouco tempo depois, ela foi obrigada a morar sozinha, e a família adotiva a abandonou quando se mudaram para o Canadá.
O que aconteceu com Natalia Grace?
A repercussão do caso culminou na acusação dos Barnetts por negligência infantil. Porém, Michael foi absolvido e as queixas contra Kristine foram retiradas. Após sair da casa dos Barnetts, Natalia foi acolhida por Antwon e Cynthia Mans, que a adotaram e defenderam sua versão dos fatos, alegando que ela sempre foi uma criança, como relataram à CNN. No entanto, também foram acusados de agredi-la e de impedirem que ela usasse internet.
A situação da jovem voltou a chamar atenção em 2023 com o lançamento da série documental ‘O Curioso Caso de Natalia Grace’, na qual confrontou Michael Barnett sobre o processo de adoção e a alteração de sua idade, além de trazer novas informações sobre os abusos e negligências que ela teria sofrido.
O documentário ainda mostra um exame de sangue que a jovem fez, no ano passado, que mostrou que ela tinha 22 anos. Ou seja, apenas 9 anos quando fora adotada pelos Barnett em 2010. “Este pequeno pedaço de papel joga todas as mentiras que os Barnetts disseram no lixo com um fósforo”, afirmou.
Hoje, Natalia ainda vive com o casal Vince e Nicole DePaul, que a acolheram após os episódios traumáticos de abandono e abuso. Em janeiro de 2025, ela revelou à revista People que está aprendendo a dirigir e se dedicando aos estudos para obter seu GED, equivalente ao EJA no Brasil.
Seu objetivo é reconstruir sua vida longe da exposição midiática e de versões distorcidas sobre sua vida. “Foi uma grande curva de aprendizado para mim. Na maior parte, fiz as pazes. É definitivamente uma bênção estar viva hoje. Não há nada que eu possa fazer para mudar o passado”, disse.
Leia também:
Quando estreia o 3º episódio de ‘Uma Família Perfeita’?