A série de Ayrton Senna chega à Netflix nesta sexta-feira (29). A produção da plataforma de streaming promete emocionar os fãs de automobilismo e admiradores do icônico piloto. Ao longo dos seis episódios, a obra aborda diversos momentos da carreira e vida pessoal do brasileiro.
Os momentos retratados vão desde o início da paixão pelo kart até o trágico acidente em Ímola, na Itália, em 1994 — além de, claro, o tricampeonato mundial na Fórmula 1. O responsável por dar vida a Senna é o ator Gabriel Leone, que nasceu apenas nove meses antes da morte do ídolo nacional.
A série da Netflix em parceria com a família de Ayrton é dirigida por Vicente Amorim. ‘Senna‘ é o maior investimento já feito pela gigante do audiovisual na América Latina. Um investimento de mais de R$ 1 bilhão, divididos em atores de 16 nacionalidades, 22 réplicas idênticas dos carros, 100 macacões e cerca de 17 mil pessoas envolvidas no projeto.
Os momentos de Senna na série da Netflix
1. Começo da carreira e a paixão pelo kart
O kart foi o ponto de partida para o amor de Senna pelas corridas. Desde a infância, ele demonstrava uma habilidade extraordinária nas pistas. E isso, claro, foi retratado na produção, que explora o começo da carreira. o início da paixão pelo automobilismo e até a chegada à Fórmula Ford, na Inglaterra.
2. Estreia na Fórmula 1
A entrada de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi um marco para o esporte. O desempenho dele em Mônaco, em 1984, no ano de estreia, é um dos momentos retratados na série. Naquela corrida, sob chuva intensa, o ainda novato desafia pilotos experientes, como os campeões Keke Rosberg e Niki Lauda.
Ele terminou em segundo lugar, atrás de Alain Prost, depois de reduzir a desvantagem de 34s para 7s.
3. Vida pessoal e seus amores
Além das conquistas nas pistas, a série da Netflix aborda os aspectos pessoais e íntimos da vida de Senna, incluindo os relacionamentos. Xuxa Meneghel e Adriane Galisteu estão na série, vividas por Pâmela Tomé e Júlia Foti.
A contratada da Record TV, no entanto, aparece pouco na série, embora seja a última namorada de Senna e companheira dele no momento do acidente fatal. Os modestos dois minutos de tela para a intérprete de Galisteu refletem a posição da família do piloto, que desejava a exclusão da apresentadora da produção.
4. Os milagres de Senna
Senna ficou conhecido por manobras de excelência, ultrapassagens e muitas inesperadas. Muitas destas, foram conquistadas em situações totalmente adversas. Os milagres de Senna também estão presentes na produção, que destaca momentos em que ele superou limitações técnicas, condições climáticas e adversários de altíssimo nível.
Um dos momentos retratados é a vitória no GP do Brasil, em 1991. Na época, ele assegurou o lugar mais alto do pódio mesmo correndo as últimas oito voltas com apenas a sexta marcha engatada. “O campeão de uma marcha só”, foi como a capa da Folha e S. Paulo definiu o Ayrton após a vitória com o câmbio quebrado.
5. A morte de Ayrton Senna
Infelizmente, a história de Ayrton Senna em vida termina no fatídico 1º de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. O acidente que tirou a vida de Senna é tratado abordando não só os eventos da corrida, mas também o impacto que sua morte teve no esporte, no Brasil e no mundo.