SEGUNDA-FEIRA (5 DE FEVEREIRO)
José Inocêncio pede a João Pedro para manter em segredo a existência do facão enterrado aos pés do Jequitibá. João Pedro decide morar com José Inocêncio. Morena presenteia João Pedro com a medalha de Nossa Senhora que pertencia a Maria Santa. O tempo passa e a história agora se desenrola nos dias atuais. João Pedro transporta as sacas de cacau da fazenda Jequitibá Rei para Ilhéus, ao lado de Zinha. José Inocêncio reclama dos filhos com Deocleciano. João Pedro fica fascinado ao conhecer Mariana na casa de Jacutinga. José Inocêncio avisa a João Pedro que não faz negócios com Egídio. Mariana descobre que João Pedro é filho de José Inocêncio. João Pedro oferece emprego a Mariana na fazenda. Jacutinga demonstra desconfiança em relação a Mariana. José Inocêncio repreende João Pedro por ter levado Mariana à fazenda sem sua permissão.
TERÇA-FEIRA (6 DE FEVEREIRO)
João Pedro busca a ajuda de Inácia para convencer seu pai a aceitar Mariana. Zinha responsabiliza José Augusto pela morte de Jupará. Mariana mexe nas gavetas da sala da fazenda e é repreendida por Inácia. José Inocêncio fica perturbado com a revelação de Mariana, que confessa ser neta de Belarmino. Deocleciano aconselha José Inocêncio a ter cautela com Mariana. João Pedro se sente traído ao descobrir que o pai e Inácia já sabiam do parentesco de Mariana com Belarmino, e fica com ciúmes ao ver a jovem e José Inocêncio mais próximos.
QUARTA-FEIRA (7 DE FEVEREIRO)
Mariana e João Pedro trocam um beijo, mas Mariana diz que prefere tê-lo apenas como irmão. José Inocêncio aconselha João Pedro a não se envolver com Mariana. Inácia comenta com Chico que Mariana foi a pior armadilha que Belarmino preparou para José Inocêncio. Mariana reclama do beijo que recebeu de João Pedro. Zinha fala com Morena sobre sua preocupação com João Pedro. José Venâncio não fica animado com a festa surpresa organizada por Eliana e Eriberto para seu aniversário. Venâncio confessa a Buba que não consegue parar de pensar nela.
QUINTA-FEIRA (8 DE FEVEREIRO)
Eriberto arromba a porta do apartamento de Eliana e a encontra desacordada. Eliana expressa a Venâncio o seu desejo de formar uma família com ele. José Inocêncio reclama com Padre Santo por ainda sustentar dois dos seus três filhos que já são independentes. Mariana persuade José Inocêncio a permitir que ela viaje com ele. João Pedro comenta com Morena que acredita que Mariana está interessada em José Inocêncio. José Inocêncio recorda de Maria Santa ao observar Mariana dormir.
SEXTA-FEIRA (9 DE FEVEREIRO)
José Inocêncio decide retornar à fazenda e deixa Mariana na estrada. Ignorando as ordens do pai, João Pedro resgata Mariana e a leva de volta para a fazenda. Mariana pede desculpas a José Inocêncio. Ela conta a João Pedro que José Inocêncio a aceitou como filha e irmã do jovem. Kika critica José Bento por viver às custas do pai. José Inocêncio cede às tentativas de aproximação de Mariana. Venâncio e Eliana recebem José Bento e Kika em sua casa. José Inocêncio sente vergonha por ter se envolvido com Mariana. Mariana fica irritada com José Inocêncio.
SÁBADO (10 DE FEVEREIRO)
José Inocêncio confessa a Deocleciano que está apaixonado por Mariana. Ao revelar que ela e José Inocêncio têm sentimentos um pelo outro, Mariana deixa João Pedro desapontado. Bento sugere a José Venâncio que eles conversem com o pai sobre a divisão da safra de cacau entre os filhos. João Pedro desabafa com Zinha e revela que se sente roubado pelo pai por causa de Mariana. Inácia não se surpreende com a notícia do casamento de Mariana e José Inocêncio, e compartilha com a moça que teve um sonho com Maria Santa. Kika tem uma discussão com José Bento. José Venâncio procura por Buba.