Em ‘Nos Tempos do Imperador’, Dolores (Daphne Bozaski) e Nélio (João Pedro Zappa) finalmente protagonizarão o tão sonhado primeiro beijo. Tudo acontecerá durante uma viagem ao estado da Bahia, após a morte de Eudoro (José Dumont), em que, acompanhados de Pilar (Gabriela Medvedovski), os dois irão resolver assuntos financeiros da fazenda.
O bacharel aproveitará um momento a sós com a mocinha para revelar seus sentimentos, mas, envergonhado, tentará sair correndo. Dolores, no entanto, impedirá o amado de ir embora: “Não há pelo que se desculpar”.
“Eu não posso mais… Não suporto mais ficar ao seu lado sem… A única coisa a fazer é parar de dar aulas para a senhora”, anunciará Nélio.
Receosa, a esposa de Tonico (Alexandre Nero) desabafará: “Não! De jeito nenhum. As suas aulas são a melhor coisa da minha vida. Consigo pensar, falar melhor. Até o Tonico acha que eu estou aprendendo a ser gente!”. O rapaz até tentará argumentar, mas a mocinha resolverá abrir o jogo e entregar, de vez, sua paixão.
“Não faça isso! Se o senhor parar as aulas, volto a ser a mulher mais infeliz do mundo. Antes de o senhor aparecer, eu dormia ao lado de Tonico pedindo a Deus para não amanhecer, para não ter que enfrentar outro dia, para não me lembrar que era casada com ele”, começará explicando.
Em seguida, Dolores irá, enfim, se declarar: “Mas agora eu só quero que a noite passe como um raio, que amanheça logo, para o senhor chegar. Com seu cheiro de lavanda, sua voz macia, seus modos gentis, o jeito que sorri assim, quando gosta de alguma coisa”. O casal, então, se beijará apaixonadamente.