Segunda-feira – 10/05
Enrico e Pietra estão frente a frente. Lizabeta e Elia também estão presentes. Mistral avisa que está tudo preparado. Carmona está tensa diante de Tácitus que diz que ela não pode cometer o erro de se distanciar da família num momento crucial. Corinto ali e diz que reconhece que Tácitus tem razão. Na estalagem Marion fica muito nervosa diante de Arturo, que tem a expressão fechada. Tiana encara Marion, com ódio contido. Brione está bem vestida e diz a Laurinda que não está preparada para a cerimônia de seu pai. Nodier chega e diz que Severo a espera na sala do trono.Severo e Selena estão diante de Cedric e do Mestre da Ordem. A porta se abre e Fernão entra com os soldados de Valedo. Enrico caminha com Pietra pelo corredor do castelo quando Biniek chega e mostra a cora para Enrico. Pietra assustada diante de Biniek ao lado de Enrico e pergunta o que significa aquilo. Biniek diz que quer saber se o príncipe prova que tem palavra. Enrico entrega a coroa aos soldados e diz que garantiu que protegeria os Errantes e assim o fará depois da cerimônia. Enrico convida Biniek para participar do evento. Mistral inicia o discurso seguido por Bartolion. No castelo de Valedo, Severo está no trono ao lado de Selena. Leocádia e Brione caminham até Severo e Selena observa, incomodada. Leocádia encara Severo com orgulho. Pietra olha para os súditos, vê as pessoas jogando flores, de repente fica tudo embaçado, mas ela se detém e procura se concentrar e se manter firme. Cedric reverencia Severo e os soldados levantam suas espadas e gritam. Bartolion anuncia que Enrico irá se pronunciar como rei e Carmona chega e todos se surpreendem. Carmona se volta para os súditos e discursa. Severo faz um discurso diante dos súditos e Marion entra surpreendendo a todos com Arturo sendo carregado por soldados.
Severo encara Arturo e o despreza. Severo diz que Arturo não será herdeiro de nada. Leocádia grita para que tirem Marion de lá. Severo ordena que ela fique e que acaba de assinar a própria sentença de morte, para espanto de Marion. Severo ordena que levem Marion para a masmorra. Severo diz a Arturo que ele é uma mentira e que não é seu filho. Carmona encara Enrico por alguns instantes. Carmona diz que apoia o novo rei. Enrico diz que precisa dela ao seu lado e ela se emociona e todos aplaudem. Leocádia vai até a masmorra e Marion a chama de traidora mãe. Leocádia dá um tapa no rosto de Marion. Arturo continua nervoso diante de Brione e Gonzalo e diz que precisa saber toda a verdade. Marion suplica a Fernão que faça algo por ela. Cedric se aproxima com as coroas e entrega ao Mestre que as coloca sobre as cabeças de Severo e Selena. O exército já levanta as espadas e grita, saudando-os. Bartolion coroa Enrico e Pietra, que são aplaudidos pelos presentes. Gonzalo conta à Brione sobre Arturo que é seu irmão que estava desaparecido. Enrico nomeia Accalon como novo conselheiro. Severo indignado, ordena a Cedric que Marion seja levada a fogueira imediatamente. Um criado tropeça e derruba um doce no rosto de Carmona que fica furiosa. Páris e Tácitus se prontifica a ajudá-la. Tácitus passa o dedo no rosto de Carmona e experimenta o doce e a provoca. Todos riem de Carmona. O Mestre pede para Selena aproveitar o pouco tempo que terá como rainha e aproveita para pedir que ela tenha logo um filho com o rei. Selena estranha. O Mestre a elogia e diz que executou sua missão com louvor e que não pode perder uma servidora competente como ela. Marion se assusta com a chegada de soldados de Valedo na masmorra e reclama pela demora em rertirá-la de lá. Cedric aparece entre os soldados e lamenta o caminho que escolheu e diz que será queimada na fogueira. Pietra e Enrico estão dançando e ela esfrega os olhos. Enrique percebe e pergunta o que está acontecendo. Pietra diz que precisa se retirar para afrouxar o vestido, ela beija Enrico e sai.Pietra vai até a cozinha e tenta respirar e se acalmar. Ela ouve passos e olha ao redor. Pietra estranha ao ver alguém de capuz bem próximo dela. Pietra estranha ao reconher o rosto de Otoniel, bastante sujo e maltrapilho.
Terça-feira – 11/05
Pietra está assustada diante de uma pessoa de capuz, da qual não se vê o rosto. Pietra esbarra em algo e quando se volta para frente novamente, não vê mais ninguém. Arturo está sentado na cama. Laurinda oferece um copo de água, mas ele bate no copo, jogando-o longe. Leocádia entra e diz a Arturo que é tudo verdade e ele se decepciona. Dumas entrega o baú de Lucy à Tamar e diz que estava em poder de Falstaff. Dumas revela que foram com aqueles ingredientes e seguindo as instruções dos papiros que Bartolion conseguiu chegar ao antídoto que salvou Pietra. Tamar agrade a Bartolion. Tácitus ajuda a limpar o rosto de Carmona e lambe o doce. Carmona não resiste e beija Tácitus também o sujando de doce. Pietra pede a Páris que a ajude chegar até Enrico e diz que está enxergando muito pouco. Brione suplica a Severo que não tome nenhuma decisão precipitada. Arturo está bastante atordoado diante de Leocádia. Pietra revela a Enrico que desde quando foi envenenada por Merlino que sente sua visão prejudicada. Severo está um tanto atordoado, enquanto Selena o observa. Pietra conta a Enrico que no momento que se afastou, disse que teve a impressão de ter visto o rei Otoniel e Enrico se espanta. Jacques diz à Lizabeta que o solado veio avisar que o rei Severo mandou sua mãe para a fogueira e que não pode permitir isso. Marion é presa na fogueira ainda apagada, enquanto muitos homens em volta vibram. Cedric inicia seu discurso. Marion grita por clemência. Cedric faz sinal para um soldado que se aproxima com uma tocha acesa na mão. Pietra diz a Enrico que tem certeza que era Otoniel que ela viu. Bartolion conversa com Dumas e diz que fez o antídoto corretamente e que não é possível que Pietra esteja perdendo a visão. Dumas teme que Pietra perca todos os sentidos aos poucos. Gonzalo diz à Brione que chora muito, que vai impedir que façam mal à Marion. Severo tira Selena para dançar enquanto comemoram. Enrico dá ordens a Daros, Tácitus e Gregor que tentem reconhecer todos os desabrigados em volta do castelo e o que parecer familiar que deve ser levado até ele. Enrico revela que seu pai pode estar entre esses homens. Bartolin diz à Pietra que se realmente estiver correta, o rei Otoniel pode estar correndo perigo. Pietra diz que um pássaro diferente esteve em sua janela e Bartolion se surpreende e diz que o pássaro é uma fênix. Bartolion diz à Pietra que somente sua mãe se estiver viva pode evitar que algo pior lhe aconteça e que ela precisa saber que é a única esperança para salvá-la.
Quarta-feira – 12/05
Pietra está assustada diante de Bartolion que a orienta quando receber um sinal, que responda com uma mensagem urgente de socorro. Pietra teme ficar totalmente cega. Marion está presa à fogueira, diante dos olhares de todos que estão ali. Errantes, plebeus, cavaleiros. Falstaff observa tudo. Cedric com a tocha nas mãos. Gonzalo diz à Brione e Arturo que eles serão expulsos do castelo. Severo dança com Selena, satisfeitos e triunfantes. Enrico diz à Pietra que já ordenou que procurem por seu pai em toda a região. Pietra pede a Enrico que não confie em Biniek. Marion está desesperada na fogueira, tossindo muito e vendo as chamas aumentarem e grita para que a tire de lá. Jacques chega correndo. Jacques luta com os soldados, corta as cordas que a amarram. Marion tosse bastante e se apoia em Jacques. Cedric grita para que não o deixem escapar. Jacques e Marion ficam diante de Cedric e impedem que fujam. Jacques luta com outros soldados e pede para a mãe fugir. Marion corre mas de depara com Fasltaff. Severo chega apressado, a cavalo e vê a fogueira arder em chamas. Marion grita por perdão e se ajoelha. Severo pede que Marion saia dali e diz a Cedric que ela não representa nenhuma ameaça. Jacques leva Marion embora. Severo discursa diante do povo. Fergau comenta com um Errante que foram avisados que não haveria perseguição. Cedric grita que quem não se submeter a Ordem Pura deverá ser punido. Severo olha para a fogueira. Fergau grita que foram traídos. Alguns soldados jogam na fogueira os corpos de pessoas que acabaram de morrer. Severo observa o massacre acontecer. Gonzalo e Arturo observam tudo mais afastados. Bartolion revela a Dumas que Pietra pode estar sob o efeito do veneno. Jacques leva Marion para a estalagem, ela chora bastante. Enrico está perplexo diante de Jacques, Accalon e Mistral que os repreende por não ter avisado sobre o ocorrido na vila. Severo diz à Selena para tomar cuidado com as palavras se quiser continuar no trono. Bartolion visita Merlino na masmorra. Merlino diz que Pietra vai piorar bastante. Na masmorra do castelo de Valedo, Severo arranca o saco de que está sobre um priosioneiro. Severo vê que é Otoniel e se espanta.
Na masmorra do castelo de Valedo, Severo está completamente perplexo diante de Otoniel, que está sujo, maltrapilho, visivelmente perturbado. Cedric também está chocado e Nodier triunfante. Severo manda Otoniel se levantar e prestar reverência. Otoniel faz o que ele mandou e, assustado, olha sem entender nada e sem reconhece-los. Bartolion conversa com Merlino e propõe que se alie para salvar a rainha Pietra e reverter os efeitos do veneno que deu à ela. Jacques conta para Lizabeta que Pietra viu o rei Otoniel no refeitório. Carmona que está escondida ouve e se assusta. Severo mata o soldado que sabe que Otoniel está no castelo. Ele também ameaça matar Nodier se mais alguém souber. Severo diz que vai usar um disfarce em Otoniel para que ninguém o reconheça. Marion está à mesa, comendo com voracidade, sob o olhar espantado de Matriona e Quixote. Enrico chega na Vila onde houve a fogueira. Ele olha em volta com muita tristeza, olha para a bandeira de Valedo que está colocada ali e permanece pesaroso, observando aquele quadro de grande tristeza. Carmona vai tirar satisfação com Pietra sobre a história de ter visto Otoniel. Ela abre a porta e pede que Carmona se retire. Severo e Cedric criam um plano para que Otoniel fique contra Enrico já que foi deposto. Leocádia diz para Falstaff que falará com Severo sobre sua situação. Enrico ainda ajuda as pessoas por ali, sob olhar de Accalon e Jacques, quando Brione se aproxima e abraça o irmão e diz que não concorda com o que o pai fez. Dumas entrega um livro a Bartolion que possui relatos de um viajante que foi acometido por um veneno em efeitos semelhantes aos de Pietra. Selena diz para Fernão que precisa de um servidor de confiança para desvendar alguns mistérios. Ele oferece ajuda mas ela, em troca, pede que Fernão descubra quem é o prisioneiro misterioso que está no castelo. Fernão vai até a masmorra para descobrir quem é o prisioneiro. Ele avista um soldado morto e se aproxima com a espada em mãos. O prisioneira Otoniel se levanta e se volta para Fernão revelando uma assustadora máscara de ferro.
Quinta-feira – 13/05
Fernão encara Otoniel, que tem a identidade escondida sob a máscara de ferro. O corpo do soldado morto está no chão. Pietra grita por socorro que continua sendo atacada pelo médico da peste. Mistral chega e vê Biniek e já desembainha a espada e pede para que se afaste da rainha. Enrico entra na sala do trono de Valedo e questiona Severo sobre o massacre na Vila. Carmona diz a Lizabeta que vai embora novamente. Fernão golpeia Otoniel que cai. Severo pede para falar a sós com Enrico e pede que Cedric, Accalon e Jacques esperem do lado de fora. Enrico propõe uma trégua a Severo. Pietra diz à Dulcinéa que tem certeza que tentaram matá-la. Pietra diz que não está louca e Bartolion diz que acredita nela. Bartolion pede à Pietra que conte tudo o que aconteceu. Severo concorda com a proposta de Enrico. Fernão já entra furioso, carregando Otoniel, que usa a máscara de ferro. Tácitus caminha com Daros pela vila e comenta sobre o comportamento de Carmona. Selena comenta sua decepção com Jacques por ele ter passado para o aldo de Enrico. Marion agradece Joniel por ter salvado Arturo. Marion diz que agora que não tem mais a proteção do rei Severo, que irá resistir e lutar para reconquistar o que lhe pertence. Arturo está irritado, conversando com Brione e Gonzalo e diz que quer ir embora da casa de Joniel. Joniel conta que Arturo é seu filho e ela não acredita. Joniel diz que Arturo tem uma marca de nascença igual a dele e mostra à Marion que se surpreende. Gonzalo diz à Brione que assim que Arturo se recuperar dos ferimentos, que eles irão embora para outro lugar e seguir suas vidas. No castelo de Valedo, Enrico caminha seguido por Accalon e Jacques. Eles se deparam com Otoniel com a máscara de ferro, sendo levado por um soldado. Selena fica irritada com Fernão que não descobriu quem era o prisioneiro. Fernão diz que não dava para saber pois estava usando a máscara de ferro. Severo está sentado em seu trono diante de Cedric e Nodier. Nodier diz que foi muito arriscado ter pai e filho lado a lado no castelo. Dulcinéa conversa com Pietra como se ela estivesse no quarto e diz que está muito frio, quando Dulcinéa vai fechá-la e se dirige à Pietra, ela não está na cama. Pietra chega num campo florido, tensa. Ela tem uma mensagem na mão e lê. Pietra olha para as flores, emocionada. Pietra avista o médico da peste se aproximando, ela se espanta. Pietra se volta para trás, rapidamente, vendo que é Lucy que está ali, emocionada ao vê-la. Na surpresa de Pietra diante da mãe.Pietra está emocionada diante de Lucy. Ela pergunta se tudo o que está acontecendo é real e Lucy diz que finalmente voltou para reencontrá-la e que explicará tudo o que aconteceu. As duas se abraçam. Enrico fica indignado ao ver que o prisioneiro com a máscara de ferro está em condições desumanas. Severo vai até a masmorra falar com Otoniel e diz que o culpado por tudo de ruim que aconteceu foi o Enrico. Nodier diz para Severo que Selena vai fazer de tudo para descobrir quem é o prisioneiro. Enrico, Jacques e Accalon estão saindo do castelo de Valedo quando encontram Cedric. Enrico pede que liberte o prisioneiro mascarado, mas Cedric pede outro prisioneiro como troca. Enrico não aceita e vai embora. Lucy conta a Pietra que Cedric perseguiu seu pai porque era um homem que se dedicava aos estudos da cura de alguns males. E que Cedric foi o responsável pela morte do pai de Pietra como também se apossou de todas as suas riquezas. Pietra se espanta e quer saber se já tiveram posses. Lucy diz que explica tudo no caminho e que Pietra tem de ir embora junto com ela. Dulcinéa e Bartolion percebem que Pietra sumiu e ficam preocupados se ela não caiu em alguma emboscada. Lucy insiste para Pietra ir embora com ela, mas Pietra diz que não pode abandonar Enrico. Lucy vai embora mas pede que Pietra decida se vai embora com ela ou vai ficar com Enrico. Cedric ameaça Falstaff dizendo que colocará fogo na taverna se não contar a verdade sobre Lucy estar viva. Pietra volta ao castelo onde estão todos preocupados e conta para Enrico que reencontrou a sua mãe. Enrico fica preocupado. Cedric vasculha a taverna enquanto Mistral entra e escuta falarem da mãe de Pietra. Mistral não deixa Cedric sair do castelo e os dois retiram as espadas. Selena vai falar para Brione que ela pode ser a sucessora do trono. Brione fica surpresa. Pietra pede que Enrico acredite nela, mas ele insiste em dizer para ela tomar cuidado. Pietra tem certeza que reencontrou sua mãe, mas Enrico diz que pode ser delírio dela. Mistral e Cedric duelam na taverna. Cedric percebe que está em desvantagem e chama os soldados. Enrico proíbe Pietra de sair do castelo sozinha. Ela sai e deixa Enrico irritado. Bartolion conta a Enrico que o físico Merlino não morreu e que ficou se recuperando na masmorra. No, quarto Pietra está em companhia de Lizabeta e Dulcinéa quando avista o médico da peste. Ela fica tensa, pega a adaga e parte para cima do médico no momento em que Elia entrava no quarto. Elia é ferida por Pietra. Todas se assustam e Pietra percebe que tem sangue de Elia em suas mãos.
Sexta-feira – 14/05
Pietra pede desculpas à Elia e diz que viu um invasor. Lizabeta diz que seu irmão está em certo em querer protege-la. Elia acha melhor não fazer alarde e que foi apenas um acidente. Enrico diz que Merlino terá de dizer toda a verdade e que não há espaço para um homem como Merlino na corte. Bartolion pede que tenha cuidado. Cedric ameaça Falstaff se não contar o que sabe sobre Lucy. Falstaff mostra a Cedric um embrulho que chegou para Lucy depois do desaparecimento dela. Cedric pega o embrulho. Enquanto Otoniel está sozinho na masmorro, Severo lhe oferece água mas Otoniel bate na cuia. Severo continua falando mal de Enrico e Otoniel acredita nele. Selena conversa com Leocádia e diz que Brione merece se tornar a sucessora do trono, pois assim ganharia tempo. Enrico vai até a masmorra e com uma espada em mãos obriga Merlino a dizer o que fez para Pietra. Pietra pede que Elia a perdoe. Dulcinéa fala para Pietra que não existia nenhum invasor no quarto. Pietra fica em dúvida se o encontro com sua mãe é obra de sua imaginação. Merlino conta a Enrico que não foi o que ele deu a Pietra que causou as alucinações dela, mas sim o antídoto que Bartolion deu e que agora só o conselheiro terá que desfazer este mal que provocou. Bartolion diz para Jacques, Dumas e Accalon que não admite que levantem desconfianças a respeito de suas intenções. Leocádia diz para Severo que caso opte em não dar algum poder a Falstaff é melhor acabar com ele de uma vez por todas. Severo fica ali pensativo. Cedric está conversando com Nodier quando Selena aparece. Cedric diz para ela que tem uma prova de que Lucy pode estar viva e abre o embrulho. É uma roupa preta com uma máscara de médico igual ao do médico da peste visto por Pietra. Enrico conversa com Pietra e os dois se declaram. Carmona sai para caminhar com Corinto na Vila quando Fergau surge com alguns errantes. Carmona fica tensa. Severo está na sala com Nodier e Cedric para em breve fazerem a transferência do prisioneiro. Nodier diz para o rei que pode confiar nele nesta missão. Neste momento, Selena aparece e diz que vai junto com Nodier. Pietra coloca um bilhete em sua cama e tenta sair do quarto quando percebe que a porta está trancada. Ela olha para trás e vê o médico da peste acompanhado de mais cinco pessoas como se fossem vítimas da peste. Pietra entra em pânico e se desespera perguntando o que querem dela.
Pietra está apavorada diante de seu delírio em ver o médico da peste e de outros doentes se aproximarem dela. Mistral revela a Enrico que quando foi atacado pelos homens de Cedric, ouviu falar se existia alguma chance de Lucy estar viva. Enrico se surpreende. Lizabeta diz para Jacques que trancou Pietra no quatro pensando na segurança de Enrico e de todos. No castelo Valedo, Selena fica sabendo que o prisioneiro é o rei Otoniel. Pietra se desespera quando o médico da peste e os outros doentes seguram seu braço. Ela grita por ajuda. Enrico diz para Mistral e Bartolion que Pietra não pode saber da possibilidade de sua mãe estar viva. Brione e Gonzalo se beijam. Ela conta para Gonzalo que Selena quer transforma-la em rainha ao invés de Jacques. Marion diz para Arturo que ele não pode abrir mão do que é seu e não pode continuar vivendo como plebeu. lizabeta conta para Enrico que trancou Pietra no quarto e diz que só ele poderá salvá-la. Enrico pega a chave e sai correndo para o quarto. Ao entrar, vê Pietra na cama chorando e ela confirma que tinha a intenção de fugir. Mistral pressiona Merlino a revelar uma fórmula para reverter o efeito do veneno dado para Pietra. Merlino diz que não vai fazer diferença para ele e que quer mesmo que ela morra. Pietra pede que Enrico a deixe ir para não acontecer algo pior. Ela diz que tem medo de fazer alguma coisa contra a vontade dela por causa dos delírios e que, mesmo o amando, acha melhor ir embora. Dumas diz para Bartolion que a cura de Pietra pode estar na floresta. Enrico diz para Jacques, Lizabeta, Accalon e Dulcinéa que Pietra deixará o castelo. Todos se espantam com a notícia. Dulcinéa vai conversar com Pietra. Pietra diz que vai voltar para o lugar que nunca deveria ter saído. Severo fala para Otoniel que ele será levado para uma acomodação melhor. Severo tira a máscara de Otoniel que o olha assustado. Selena caminha rapidamente pelo castelo e Fernão o acompanha. Ele diz para ele que se arriscou para descobrir quem era o prisioneiro da máscara de ferro e em troca quer saber para onde a Ordem levava as mulheres. Laurinda que estava afastada vê os dois. Dulcinéa ajuda Pietra a arrumar as coisas. Pietra diz que vai voltar para a casa que sempre viveu com sua mãe. Dulcinéa e Elia se oferecem a acompanha-la. Lizabeta pede desculpas por tê-la prendido. Pietra agradece o carinho de Dulcinéa, Elia e Lizabeta. Quando Pietra entra na carruagem escoltada por Tácitus, Daros e Gregor, Selena aparece de repente. Selena diz que esperava há muito tempo por este encontro de rainhas. Pietra fica assustada.