O programa ‘Opinião no Ar’, apresentado por Luis Ernesto Lacombe, está entre as piores audiências da televisão aberta brasileira. Na última quarta-feira (11), a exibição de uma entrevista com o ex-Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não fez sucesso e registrou o equivalente a zero pontos no Ibope para a RedeTv!.
Isso significa que não houve público o suficiente para atingir a medição nos aparelhos da Kantar Ibope Media. Cada ponto é equivalente a 76 mil domicílios em São Paulo, porém o sistema também inclui casas decimais para audiências muito baixas.
Esse é o caso dos programas religiosos, que também costumam registrar zero pontos, porém seguem ativos graças ao patrocínio dos fiéis. Apesar disso, o ‘Opinião no Ar’ chegou a ser superado pelo programa do pastor R.R Soares, da Igreja Internacional da Graça, ao garantir 0,2 pontos.
Um dos motivos para que o jornal diário de Luis Ernesto Lacombe continue no ar é o patrocínio das Lojas Havan. Contudo, a produção, que visa “discussões plurais e abrangentes pautadas em temas importantes do noticiário” (por descrição própria), tem registrado baixos níveis de audiência desde sua estreia, em setembro do ano passado.