Uma das dúvidas da primeira versão de ‘Renascer’ é: por que José Venâncio morre? O autor Bruno Luperi já revelou que a tragédia continuará no remake da novela e, inclusive, deve acontecer nos próximos capítulos da novela.
O José Venâncio de Rodrigo Simas estará indo para a fazenda do pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), para contar que Buba (Gabriela Medeiros) é uma mulher trans e que eles estão pensando em adotar o bebê de Teca (Lívia Santos).
O publicitário estará com João Pedro (Juan Paiva) à caminho da casa do pai, quando o veículo será alvejado por disparos de tiro. João perderá o controle do carro e o irmão acabará baleado no peito, morrendo no mesmo instante. O rapaz ficará em prantos ao vê-lo morto.
Por sua vez, ao saber da morte do filho, José Inocêncio constatará que José Venâncio morreu por engano e que a tocaria era para ele mesmo.
O autor Bruno Luperi já afirmou que não mudará essa parte da trama. “Na versão original, eu tinha cinco anos. Fiquei indignado com meu avô na morte do Venâncio: ‘Por que você matou ele?’. Hoje, com a experiência que tenho, eu entendo o que aconteceu. Tem uma história maior sendo contada”, contou ao jornal O Globo antes da estreia do folhetim.
De acordo com o site TV História, a morte de José Venâncio vai acontecer antes do capítulo 50 do remake e está previsto para ir ao ar em meados da segunda quinzena de março.
O QUE ACONTECEU NA PRIMEIRA VERSÃO?
Na primeira versão de ‘Renascer’, José Venâncio também caiu numa emboscada que era para José Inocêncio. A tocaia foi um plano de Teodoro – que foi rebatizado de Egídio (Vladimir Brichta) – para tentar acabar com o rival.
Taumaturgo Ferreira foi quem interpretou José Venâncio em ‘Renascer’ de 1993. Na época, o personagem foi cortado da novela após desentendimentos entre o ator, o diretor e o autor Benedito Ruy Barbosa.