No capítulo desta sexta-feira (18) de ‘Volta Por Cima’, Roxelle (Isadora Cruz) utiliza de um último recurso para se salvar do relacionamento abusivo com Gerson (Enrique Diaz). Mantida em cárcere privado, ela faz o sinal universal de mulher em perigo para avisar que está sofrendo violência doméstica.
Criado pela Canadian Women’s Foundation durante a pandemia, o gesto é feito com a palma da mão aberta, polegar dobrado para dentro e os outros dedos fechando por cima. Ele indica que aquela pessoa está em perigo e foi criado com o objetivo de ajudar mulheres em situação de risco.
Na cena, Roxelle diz que vai ao toalete. Gerson, então, diz que também vai ao banheiro para vigiá-la. No caminho, ela esbarra de propósito em uma mesa com duas mulheres e faz o sinal com as mãos, sem que o homem perceba. A loira continua a andar com a esperança de que tenha sido entendida.
O capítulo deste sábado (19) da novela mostra que as mulheres da outra mesa entenderam o sinal e falam com o gerente do restaurante, que chama a polícia. “Tivemos uma denúncia de que há uma mulher em situação de risco aqui”, dizem os agentes ao chegarem no estabelecimento.
A personagem de Isadora Cruz decide colocar tudo para fora. “Olha, esse homem aqui, o meu noivo, Gerson Barros… Ele tá me mantendo coagida nesse restaurante! Pior! Até ontem, ele me deixou em cárcere privado. No haras da família, num quartinho! Sem falar que ele tirou o meu celular, pra me deixar incomunicável, afastada da minha família e dos meus amigos”, dispara ela.
Como fazer o sinal de socorro?
Caso você seja a vítima, o sinal deve ser feito como um pedido de ajuda. Caso você o identifique, busque ajuda.
O gesto é simples e deve ser feito em três etapas:
- Primeiro, levante a mão com a palma voltada para fora, apontando para a pessoa para a qual você está pedindo ajuda;
- Em seguida, dobre o polegar, encostando-o na palma da mão;
- Depois, feche os outros dedos sobre o polegar, como se estivesse escondendo-o.
Ver esta publicação no Instagram
A novela ‘Volta Por Cima’, escrita por Claudia Souto, vai ao ar de segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Confira aqui o resumo completo dos capítulos.
Leia também:
Helena Ranaldi relembra violência doméstica na novela ‘Mulheres Apaixonadas’