A Globo se rendeu aos doramas, séries de sucesso produzidas em países asiáticos, como a Coreia do Sul, que conquistaram uma legião de fãs ao redor do mundo. Nesta segunda-feira (28), a emissora firmou um acordo com a gigante CJ ENM, conhecida por ser uma das principais produtoras desse gênero.
Segundo a coluna de Gabriel Vaquer do F5 da Folha de São Paulo, a primeira grande aquisição da emissora carioca é a produção coreana “Twinkling Watermelon”, um dos grandes sucessos de 2023, que será dublada para sua exibição inédita no Brasil.
A Netflix é uma das plataformas que mais investe nesse tipo de conteúdo, mas você também pode encontrar doramas em outras opções como Rakuten, Viki, Amazon Prime Video, HBO Max e Star Plus.
O que são doramas?
Mas, afinal, o que são doramas? Essas séries de TV são produzidas principalmente na Ásia, especialmente na Coreia do Sul, Japão, Taiwan e China. Elas se destacam por contar histórias completas em formato episódico e possuem um elenco enxuto. O termo “dorama” vem da adaptação japonesa da palavra inglesa “drama”.
Assim como as séries americanas, os doramas focam em um grupo específico de personagens e podem abranger diversos gêneros, como romance, ação, comédia, suspense, terror e fantasia. O formato pode variar de acordo com a nacionalidade e o gênero.
Cada país tem características próprias para esses dramas. Assim, os nomes e formatos variam, as séries da Coreia do Sul são chamadas de K-dramas, as da China são C-dramas, e as de Taiwan são TW-dramas. Em relação aos formatos, os doramas chineses, por exemplo, costumam ter cerca de 40 episódios de 40 minutos, enquanto os K-dramas geralmente apresentam em torno de 16 episódios de uma hora.
O dorama da Globo
O dorama que a Globo trouxe para seu público conta a história de Ha Eun-Gyeol, um jovem com talento musical que acaba viajando no tempo até 1995. Ao chegar lá, ele encontra Ha Yi, que nada mais é do que seu pai com apenas 18 anos.
Ao se aproximar dele, Ha Eun monta uma banda e descobre que o motivo dessa formação é o desejo de seu pai de conquistar uma garota popular do colégio por quem ele é apaixonado. Mas a missão de Ha Eun não é simples: ele precisa juntar seu pai com sua mãe, Yoon Cheong-Ah, uma jovem surda que é apaixonada pela arte e pintura. Se ele não conseguir essa missão, sua própria existência estará em jogo.
Esse dorama será exibido na TV por assinatura e no Globoplay, o streaming da Globo. Além disso, outros três títulos estão programados para serem disponibilizados ao longo de 2025. Essa é a primeira vez que a Globo investe em doramas, que já fazem sucesso em plataformas como a Netflix.
E para quem ainda não sabe, a novela ‘Volta por Cima’, atualmente no ar no horáro das sete, já conta com um núcleo inspirado em doramas. Na trama de Claudia Souto, Jin Kown, um jovem de origem sul-coreana, chega à Vila Cambucá, um bairro fictício do subúrbio carioca, em busca de emprego. Seu talento acaba despertando o interesse de Tati (Bia Santana), que o vê como um verdadeiro astro.
Leia também:
‘Amor Traiçoeiro’: saiba tudo sobre a nova série italiana da Netflix
‘Volta por Cima’: saiba tudo sobre a substituta de ‘Família é Tudo’