O filme ‘O Impossível’ é o destaque da Sessão da Tarde desta quinta-feira (10). Lançada em 2012, a produção é baseada em uma história real e mostra a luta de uma família após o tsunami de 2004, que causou mais de 230 mil mortes em 14 países do Sudeste Asiático.
A catástrofe ainda inundou cidades costeiras com ondas que chegavam até 30 metros de altura. Até hoje, é considerado o terceiro maior terremoto submarino da história da humanidade.
Na trama, acompanhamos Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus três filhos. Eles curtiam as férias na Tailândia quando foram surpreendidos pelas ondas gigantes. Separados pelo tsunami, eles precisavam fazer de tudo para sobreviver e se reencontrar.
A história real por trás de ‘O Impossível’
O enredo de ‘O Impossível’ se baseia nos relatos de María Belón, médica espanhola que estava com o marido e os filhos no Orchid Resort Hotel, na Tailândia, quando o tsunami atingiu a costa. O momento de descanso virou pesadelo.
Na manhã do desastre, María dormia na varanda com o filho mais velho, Lucas. O marido, Enrique, e os outros dois filhos estavam na piscina. As águas invadiram tudo, separando a família e deixando a mãe gravemente ferida.
“Eu estava de frente para o mar e vi uma enorme parede preta”, contou María em entrevista ao The Mirror, em 2017. “Não pensei que fosse o mar. Achei que era uma parede preta vindo nos pegar”.
Maria ficou submersa por mais de três minutos e teve os pulmões cheios de água. “Passei por muitos momentos muito difíceis debaixo d’água – choque e medo pelos meninos”. Quando conseguiu se agarrar a uma árvore, avistou Lucas e correu para resgatá-lo.
“Eu o ouvi gritando por mim, então fui buscá-lo”, relembrou. Com muitas feridas e sangrando, ela sentia que estava morrendo. “Tive uma hemorragia interna muito forte, bem como feridas externas”.
Horas depois, um morador local os resgatou. Foram levados a um hospital improvisado. Enquanto isso, Enrique também lutava para se manter vivo. Ele se agarrou a uma árvore e reencontrou os dois filhos mais novos, Tomas e Simon, guiado pelos gritos das crianças.
Após dias de buscas, Enrique finalmente encontrou María e Lucas em um hospital. Ela passou 14 meses internada, mas sobreviveu. A história de superação da família deu origem ao filme que hoje emociona o mundo.
“Nem por um segundo acreditei que Quique e meus outros meninos estariam vivos”, afirmou ela. Após o tsunami, a família passou a dar palestras e entrevistas sobre a experiência. María acredita que o desastre mudou sua forma de ver a vida.
“Aprendi o que era a verdadeira generosidade durante o tsunami. Pessoas que não me conheciam passavam horas procurando minha família”, contou. “Sempre tive medo das coisas. O tsunami foi um presente incrível. Eu abraço a vida. Toda a minha vida é tempo extra.”
Leia também:
Manobras do Destino: confira história do jovem que inspirou filme da Sessão da Tarde de hoje (19)