Longe das novelas desde ‘A Lei do Amor’ (2016), Claudia Abreu retorna à TV para viver Filipa em ‘Dona de Mim’, a próxima trama das sete. Casada com Abel (Tony Ramos), a personagem sofre de bipolaridade e enfrenta com frequência oscilações de humor, indo de momentos de euforia para depressão profunda.
Em coletiva virtual, a atriz destacou que interpretar uma personagem que aborda um diagnóstico de transtorno mental foi como um “chamado”. A decisão de voltar a atuar após nove anos afastada partiu do desafio de viver um papel complexo, com uma perspectiva sensível, e ainda tratar de temas atuais.
Filipa terá bipolaridade na novela ‘Dona de Mim’
Ao aceitar o convite, a atriz sabia da importância de mostrar a realidade de quem convive com a doença. “Quantas pessoas com humor instável a gente não tem à volta, que são chamadas de malucas, principalmente se forem mulheres, histéricas ou qualquer coisa”, questiona Claudia.
Ela critica o preconceito que ainda existe com diagnósticos psiquiátricos. “Se tem um diagnóstico, elas são estigmatizadas, né? ‘Ah, já tomou seu remédio?’, ou fulana é bipolar, querendo dizer, quase como se fosse uma escolha”, completa.
Apesar do tema delicado, Filipa terá momentos leves. A relação com Abel será fundamental para equilibrar as fases emocionais da personagem.
Para Claudia, interpretar Filipa é viver extremos. “Eu achei que fazer uma personagem com essa profundidade e, ao mesmo tempo leveza, seria muito rico, porque a instabilidade do humor pode levar uma pessoa à mania, à euforia extrema, ou até à depressão ou à agressividade”, comenta.
Ela também ressalta o envolvimento emocional que a novela provoca. “A gente fica 12 horas vivendo uma vida paralela, e isso marca a gente. A ficção é vivida, a gente vive ali, e isso é tão real, que as relações se tornam muito profundas, seja dentro ou fora de cena”, afirma.
Reencontro com Tony Ramos
Claudia valoriza a parceria com Tony Ramos, com quem já dividiu cena em ‘Belíssima’ (2005). “Estabelecer rapidamente uma cumplicidade, seja em cena ou fora de cena, é muito mais fácil quando você já tem essa pessoa na sua vida”, diz. “Eu jamais perderia a chance de estar com o Tony novamente numa novela, jamais.”
A novela ‘Dona de Mim’ estreia dia 28, substituindo ‘Volta por Cima’. A trama, que se passa no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio, é protagonizada por Clara Moneke e Elis Cabral.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também:
Fim de ‘Volta Por Cima’: qual o desfecho de Roxelle?