Os amantes de filmes de terror começaram 2025 com o pé direito: ‘Nosferatu‘ chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2). A adaptação de um dos clássicos do gênero, de 1922, já faturou US$ 45 milhões nos cinemas dos Estados Unidos.
A missão de dirigir a nova versão ficou com Robert Eggers, conhecido por trabalhos como ‘A Bruxa’ e ‘O Farol’. Ele divide o peso com outras estrelas, como Bill Skarsgård (It – A Coisa) no papel do vampiro Conde Orlok e Lily-Rose Depp como Ellen Hutter.
Nicholas Hoult, Willem Dafoe e Emma Corrin também integram o elenco estrelado de ‘Nosferatu‘. Veja o trailer o filme abaixo:
‘Nosferatu’: uma releitura do clássico do terror
A nova versão de ‘Nosferatu‘ é uma releitura do filme de 1922, dirigido por F.W. Murnau, que por sua vez foi uma adaptação não autorizada do romance do livro ‘Drácula’, de Bram Stoker. Sem os direitos autorais da história, Murnau precisou alterar nomes, locais e alguns elementos da trama.
O Conde Drácula virou o Conde Orlok, com uma aparência distinta: enquanto Drácula é seria sedutor e com traços humanos, Orlok é uma figura grotesca, mais monstruosa do que vampírica.
Ainda assim, a semelhança entre os vampiros causa confusão e foi motivo de batalhas judiciais. Após o lançamento do filme, os herdeiros de Bram Stoker processaram o filme de Murnau e a produtora pela adaptação não autorizada.
Uma decisão judicial ordenou a destruição de todas as cópias de ‘Nosferatu‘ na Alemanha. Antes da decisão, algumas delas foram enviadas para o exterior e o filme sobreviveu. Com o passar do tempo, ‘Nosferatu’ ganhou o status de clássico e recebeu outras versões.
Os remakes de ‘Nosferatu’
Além da versão original, de F.W. Murnau e lançado em 1922, o filme do vampiro tem outras adaptações famosas. A primeira delas é de 1979, sob direção de outro alemão: Werner Herzog. Klaus Kinski, Isabelle Adjani e Bruno Ganz estrelaram ‘Nosferatu, o Vampiro da Noite’.
A obra foi escolhida como Melhor Filme Estrangeiro por críticos dos Estados Unidos National Board of Review, e venceu como Melhor Design de Produção no Festival de Berlim. Klaus Kinski, vencedor da categoria Melhor Ator no Deutscher Filmpreis, voltou a interpretar Nosferatu em ‘Drácula em Veneza’, de 1988. Ele ainda foi codiretor do longa ao lado do italiano Augusto Caminito.
Em 2000, ‘A Sombra do Vampiro’ contou uma nova versão do vampiro. A versão americana do personagem foi dirigida por E. Elias Merhige, que deu tons de sátira à obra: o ator contratado para o papel principal seria, na verdade, um vampiro de verdade. A trama retrata os bastidores do primeiro ‘Nosferatu‘ e coloca Willem Dafoe no papel principal.
A nova versão de ‘Nosferatu’
Eggers buscou manter a atmosfera sombria e o estilo visual característicos do original, incorporando elementos modernos para atrair o público contemporâneo. Segundo o diretor, filmes como ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ e ‘A Noite dos Mortos-Vivos’, foram algumas das inspirações.
Já Lily-Rose Depp destacou que assistiu a diversas obras clássicas para compor sua personagem. Para ela, é fundamental compreender o contexto histórico do gênero. A performance de Bill Skarsgård como Conde Orlok também ganhou destaque, especialmente após a atuação como Pennywise em ‘It: A Coisa’.
Leia também
Halloween: Saiba como o nosso cérebro lida com filmes de terror