Vivendo Irene em ‘Terra e Paixão’, a atriz Gloria Pires pegou os fãs de surpresa nesta segunda-feira (19), quando a notícia de que o seu contrato fixo com a TV Globo irá se encerrar após o término das gravações da atual trama das nove. Isso porque a atriz é contratada pela emissora há 54 anos e tem na casa um currículo extenso de personagens de sucesso que consagraram folhetins clássicos do canal. Relembre os principais deles!
Os mais de 50 anos de carreira de Gloria Pires começaram a ser contabilizados cedo. Aos oito anos, a jovem atriz participou da abertura da novela ‘A Pequena Órfã’, que foi ao ar no início da década de 1970.
Foi somente oito anos depois, porém, que a atriz ganhou um papel de destaque ao interpretar Marisa, em ‘Dancin’ Days’, novela de Gilberto Braga que teve direção de Daniel Filho. Papel esse que a fez conquistar o carinho dos fãs e telespectadores. O sucesso foi tanto que, no ano seguinte, em 1979, Gloria Pires viveu Zuca, a protagonista de ‘Cabocla’, clássica trama de Benedito Ruy Barbosa, que ganhou um remake em 2004.
Conquistada a preferência do público, em 1988, a atriz encarnou a vilã Maria de Fátima em Vale Tudo. Em uma entrevista ao Gshow, Gloria Pires afirmou que a personagem foi muito importante para a sua trajetória profissional. E não apenas para ela, Maria de Fátima marcou época, prendendo a atenção dos telespectadores enquanto planejava acabar com a felicidade de sua mãe, Raquel, interpretada por Regina Duarte.
GLÓRIA EM DOSE DUPLA
Outro papel importante para a sua carreira, que intrigou o Brasil, foi quando interpretou as gêmeas Ruth e Raquel em ‘Mulheres de Areia’, em 1993. Por essa atuação em dose dupla na trama de Ivani Ribeiro, Gloria Pires recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). E para quem tem saudades das irmãs, a partir de 26 de junho, a novela será reprisada novamente nas telas da Globo.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
Em 1997 ela garantiu mais um sucesso para o seu currículo, conquistando a admiração dos telespectadores ao interpretar outra vilã, agora a Nice, a babá de Anjo Mau, marcando a novela com os planos maquiavélicos de sua personagem. Na trama, contracenou ao lado de grandes nomes como Kadu Moliterno, Cláudio Correia e Castro, Maria Padilha, Regina Dourado e Lilia Cabral no remake.
E ela não parou por aí.
Anos depois, em 2005, Gloria Pires emplacou outro sucesso, agora na novela ‘Belíssima’, de Silvio de Abreu, ao interpretar Júlia Falcão, personagem que sofreu em diversos aspectos, mas, sempre enfrentava os problemas de cabeça erguida. Assim, vivendo a doce Júlia, contracenou ao lado de Fernanda Montenegro, que interpretava sua avó, Bia Falcão, personagem total oposto da sua.