O jornalista esportivo Marco Aurélio Souza deixou o time de funcionários da Globo. Em uma publicação no Instagram, na última quinta-feira (1º), o repórter lamentou deixar a emissora, mas garantiu que a decisão foi motivada pela saúde, uma vez que foi diagnosticado com a Síndrome de Burnout.
Segundo o repórter relatou, tudo aconteceu no final de fevereiro, quando percebeu que não queria trabalhar. “E, imediatamente, veio a pergunta: como alguém que tinha tanto prazer no trabalho, alguém que dizia que “nem trabalhava” de tanta afinidade com o ofício, amanhece querendo fugir do trabalho?”, refletiu. “O que eu não sabia explicar, com o acompanhamento de uma psiquíatra e um terapeuta ganhou forma e nome: síndrome de burnout.”
Foi aí que ele tirou uma licença médica e passou a tratar da doença com terapia e medicação. “Um mantra que deve ser repetido sem pressa. Ou você se dá um tempo ou o tempo enche a sua cabeça com mais e mais problemas. Aos poucos as ideias vão se acalmando, o corpo entende e a cabeça aceita voltar. Mas o burnout não é um resfriado. Ele é um divisor. Você entra de um jeito e sai de outro. Você entra uma pessoa e sai outra.”
Marco Aurélio até voltou ao trabalho, com uma carga mais leve. No entanto, não foi o suficiente. “Muita coisa estava diferente”, afirmou. “Hoje encerro uma história de quase 18 anos (faltaram dois meses) no grupo Globo. Uma vida.”
O jornalista agradeceu o carinho daqueles que passaram por sua trajetória e garantiu que “todos estarão com nome e sobrenome no livro que estou terminando e que vai contar as histórias das minhas histórias…”
Marco Aurélio Souza chegou à Globo e ao SporTV em 2005. No grupo Globo, ele participou de coberturas de grandes eventos pela emissora. Outros jornalistas, como Eduardo Affonso, Bruno Laurence, Renato Cury e João Guilherme deixaram mensagens de carinho para o colega de profissão.