A minissérie ‘Inferno em La Palma’ estreou na Netflix na última quinta-feira (12). A nova produção acompanha uma família norueguesa que viaja para a Ilha de La Palma, localizada no Oceano Atlântico. O lançamento foi bem recebido no Brasil e, neste domingo (15), a série é a mais assistida da plataforma.
O sucesso da minissérie foi tão grande que, após um dia de seu lançamento, ‘Inferno em La Palma’ conseguiu tirar ‘Senna‘ da 1ª posição, desbancando uma das produções brasileiras mais vistas globalmente. A adaptação da história do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, está em 3º lugar.
Mas, afinal, do que se trata a minissérie? É uma história real? AnaMaria tira todas essas dúvidas abaixo — confira:
‘Inferno em La Palma’ é real?
A série acompanha uma família norueguesa em busca de descanso na paradisíaca Ilha de La Palma. O que começa como férias perfeitas rapidamente se torna um pesadelo. Isso porque uma jovem pesquisadora descobre sinais de uma erupção vulcânica iminente, capaz de provocar um tsunami devastador.
A sinopse da Netflix descreve: “Uma família norueguesa de férias em La Palma enfrenta um desastre quando uma jovem pesquisadora descobre sinais alarmantes de uma erupção vulcânica iminente.”
Apesar da narrativa intensa, ‘Inferno em La Palma’ não é baseada em fatos reais. Segundo o site oficial Tudum, os eventos e personagens são fictícios. Porém, a Ilha de La Palma e o vulcão Cumbre Vieja, pertencentes às Ilhas Canárias da Espanha, existem fora das telas. O Cumbre Vieja, inclusive, registrou sua última erupção em 2021.
O que aconteceu com o vulcão da Ilha de La Palma?
Embora a série dramatize os eventos, a erupção real de 2021 foi, de fato, devastadora. O Cumbre Vieja entrou em atividade em 19 de setembro e permaneceu ativo até 13 de dezembro. Foram quase 100 dias de destruição, sendo a primeira erupção em 50 anos.
A lava cobriu 1.219 hectares, o equivalente a 1.500 campos de futebol. Cerca de 3 mil propriedades foram destruídas, incluindo casas, igrejas e plantações de banana, essenciais para a economia local.
No streaming e no cinema: o que ainda vai lançar em 2024?
Apesar da magnitude, não houve mortes. No entanto, a erupção obrigou 7 mil pessoas a deixarem suas casas. Muitas construções, mesmo de pé, tornaram-se inabitáveis devido às cinzas.
Entre as histórias de perda está a de Jacqueline Rehm e Juergen Doelz. O casal morava na vila de Todoque e teve de abandonar tudo. “Não pudemos salvar nada, nenhum dos móveis, nenhuma das minhas pinturas. Está tudo sob a lava agora”, desabafou Jacqueline ao G1. Após semanas vivendo em um veleiro, decidiram recomeçar em Tenerife após o Natal.
Quem está no elenco de ‘Inferno em La Palma’?
Dividida em apenas quatro episódios, o elenco da produção é liderado por Ingrid Bolsø Berdal (Jennifer), Anders Baasmo Christiansen (Fedrik), Alma Günther (Sara) e Thea Sofie Loch Næss (Marie Ekadal). A direção é de Kasper Barfoed, enquanto a produçã ficou por conta de Martin Sundland, Glenn Lund e Lasse Greve Alsos. O roteiro é assinado por Lars Gudmestad e Harald Rosenløw-Eeg. Assista ao trailer a seguir:
Leia também:
Inferno em La Palma: saiba como foi a última erupção do vulcão Cumbre Vieja