Humberto Carrão vive Afonso em ‘Vale Tudo’, que estreia nesta segunda-feira (31) na Globo. Na versão original, de 1988, o personagem é interpretado por Cássio Gabus Mendes. Após protagonizar a 1ª fase de ‘Renascer’, em 2024, o ator retorna à faixa das nove para participar do remake da “novela das novelas”.
Na trama, Afonso é filho de Odete (Débora Bloch) e herdeiro da família Roitman. Depois da morte do filho mais velho, é nele em quem a matriarca deposita todas as expectativas e deseja transformá-lo no sucessor do Grupo Almeida Roitman, apesar de achar que não tem a ambição necessária.
Após uma temporada em Paris, Afonso retorna ao Brasil e tenta convencer a mãe a transformar a TCA, empresa de aviação do grupo, em um local mais justo e inclusivo. Seu idealismo, porém, entra em choque com a visão de Odete, conhecida por odiar tudo que é popular e por usar métodos antiéticos para chegar onde deseja.
Criado com luxos e privilégios, ele se volta ao esporte para se desafiar, mesmo que seu verdadeiro obstáculo seja no âmbito profissional. À AnaMaria, Humberto fala sobre interpretar um personagem tão diferente dele mesmo, mas conta que também vê semelhanças entre ambos.
“Uma coisa parecida dos dois é a forma como o Afonso se protege de toda a ausência da mãe dele. [Ele] correu para um lugar de se analisar, entender que parte que a relação com a mãe constitui nele. E eu tenho como ator, como o ofício pede, o interesse grande em entender o que me constitui”, diz.
Para ele, dar vida a personalidades com características distintas de si mesmo não é um problema: “Eu acho que a coisa mais legal do ofício é essa, você fazer personagens que vivem em outros mundos. Meu antigo personagem era um fazendeiro do cacau. Agora, é um milionário do Rio de Janeiro, que morava em Paris. Eu acho que isso é muito poderoso.”
A última novela de Humberto Carrão foi há pouco tempo. Ele interpretou José Inocêncio, na primeira fase de ‘Renascer’ (2024), que posteriormente foi vivido por Marcos Palmeira. Ele conta que decidiu viver o fazendeiro por estar com saudades de tramas que se passam no ambiente rural. Mas, ao responder se tem preferência pelo contexto, ele é enfático: “Eu gosto de bons textos.”
Além de Humberto Carrão, o elenco de ‘Vale Tudo’ conta com Bella Campos (Maria de Fátima), Cauã Reymond (César), Débora Bloch (Odete Roitman), Paolla Oliveira (Heleninha) e Taís Araújo (Raquel Accioli).
Alexandre Nero (Marco Aurélio), Carolina Dieckmann (Leila), Julio Andrade (Rubinho), Malu Galli (Tia Celina), Belize Pombal (Consuelo), Karine Teles (Aldeíde) e Luis Salem (Eugênio), Pedro Waddington (Thiago Roitman), Ramille (Fernanda) e Luís Melo (Bartolomeu) também estão no remake.
‘Vale Tudo’ foi originalmente escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Agora, a adaptação recebe a autoria de Manuela Dias e tem direção artística de Paulo Silvestrini. Confira aqui o resumo completo dos capítulos da primeira semana da novela.
Leia também:
Vale Tudo: Cauã Reymond revela conversa com Riccelli: ‘Quero pedir a bênção’