O capítulo final de Vale Tudo, exibido na última sexta-feira (17), trouxe uma reviravolta aguardada por muitos fãs: Odete Roitman (Debora Bloch) sobreviveu ao tiro disparado por Marco Aurélio (Alexandre Nero). Durante uma conversa com Leila, Marco Aurélio se recorda do instante em que atirou em Odete Roitman.
Na ocasião, a vilã o surpreende contando que Heleninha tentou atirar nela, completamente desequilibrada. Marco Aurélio percebe a arma sobre a mesa do quarto da vilã e confronta: “Você estava esperando alguém entrar naquele jatinho para me matar. Não acredito mais em você.” Porém, como sempre, ela mantém a pose: “Ninguém tem coragem de atirar em Odete Roitman”, dispara Odete Roitman.
O plano para salvar Odete Roitman
A grande surpresa está na participação de Freitas (Luis Lobianco). A relação entre os dois se fortaleceu quando ele delatou o chefe em troca de dinheiro para comprar uma casa para sua mãe. Enquanto Marco Aurélio sempre menosprezou Freitas, ele demonstrou lealdade à vilã.
Depois do tiro, Freitas então é acionado pela magnata. Em seguida, a personagem aparece em uma maca, passando por cirurgia para remover a bala disparada por Marco Aurélio. Apesar do roteiro não detalhar a ação, fica claro que o plano de sobrevivência e fuga foi arquitetado pela própria Odete.
O reencontro entre Odete Roitman e Freitas
Na última cena, Odete Roitman se encontra com Freitas antes de deixar o país. Ela agradece pela lealdade: “Muito obrigada, Freitas. Você foi impecável.” Ele responde com humildade e orgulho: “Eu que agradeço por a senhora ter lembrado de mim em um momento como esse para pedir ajuda. Foi uma honra, dona Odete. Eu aguardo novas coordenadas.”
Resumo: No capítulo final de Vale Tudo, Odete Roitman surpreende ao sobreviver ao tiro de Marco Aurélio graças ao plano articulado por ela e pela lealdade de Freitas. A vilã se despede antes de, finalmente, deixar o país.
Leia também:
Dona de Mim: mais uma personagem deixa novela às pressas; entenda motivo