O fim de ‘Renascer’ está mais próximo do que nunca e o último capítulo do remake de 1993 vai ao ar nesta sexta-feira (6), na TV Globo, às 20h50, após mudança na programação. E a expectativa para saber como será o desfecho da nova versão da novela é grande.
Mas como foi o fim de ‘Renascer’ na versão original de 1993 – você se lembra? AnaMaria relembra os momentos finais que marcaram o público e como alguns personagens chegaram aos seus destinos.
José Inocêncio no fim de ‘Renascer’
José Inocêncio, vivido por Antônio Fagundes, teve um final dramático e comovente na versão original. Na reta final, o protagonista sofreu um atentado orquestrado por Teodoro (Herson Capri), que o deixou paraplégico.
José Inocêncio morre? Veja o futuro do coronel no final de ‘Renascer’
No remake, o ataque é atribuído ao Coronel Egídio (Vladimir Brichta), e José Inocêncio também fica em uma cadeira de rodas. No entanto, o fim de ‘Renascer’ na versão original revela que, já no leito de morte, o fazendeiro faz as pazes com o filho João Pedro (Marcos Palmeira).
O emocionante diálogo entre pai e filho ocorre quando José Inocêncio, após uma noite na chuva, é encontrado na ribanceira. Ele agradece ao filho pela ajuda: “Obrigado, João Pedro. Só ocê mesmo pra me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir-me embora, meu filho, caso que meu facão tava fincado lá.”
João Pedro responde com carinho: “Eu não queria que o senhor se fosse, não. Eu lhe amo, painho”. Quando chega a hora da morte do protagonista, o espírito de Maria Santa (Patrícia França) aparece para levá-lo no fim de ‘Renascer’ na versão original.
João Pedro e Sandra: finais diferentes no remake?
Na versão original de ‘Renascer’, João Pedro, interpretado por Marcos Palmeira, tem um final tranquilo. Ele se casa com Sandra (Luciana Braga) e assume o comando da fazenda. No final da trama, após um salto temporal, João Pedro é visto liderando a fazenda com o apoio espiritual de seu pai.
No remake, interpretado por Juan Paiva e Giulia Buscacio, é possível que o casal também encontre um final feliz, mas com algumas diferenças na trajetória.
Outros personagens e seus finais
Filhos de José Inocêncio
Na versão original, José Augusto (Marco Ricca) e Buba (Maria Luísa Mendonça) ficam juntos, criando o bebê de Teca (Palomma Duarte). Já José Bento (Tarcísio Filho) acaba ao lado de Ritinha (Isabel Fillardis) após rejeitar um filho que descobriu ter com a filha de Inácia (Chica Xavier).
Egídio
O vilão, na versão de 1993, morre antes do fim, e o mistério do assassinato é revelado no último capítulo. Mariana (Adriana Esteves), com a ajuda de Zinho (Cosme dos Santos), é a responsável pelo crime.
No remake, o vilão é Egídio (Vladimir Brichta), e o destino dele é o mesmo: ele morre nas mãos da mesma mulher, mas com a ajuda de Damião (Xamã).
Tião e Joana
Tião Galinha (Osmar Prado) morre pouco antes do final, e Joana (Tereza Seiblitz) termina a novela com Lívio (Jackson Costa), que abandona a batina para viver com ela.
Eliana
Após a morte de Teodoro, Eliana (Patrícia Pillar) herda as terras e passa a cuidar das fazendas, ficando com Damião (Jackson Antunes) e criando um filho juntos.
Iolanda e Rachid
Iolanda (Eliane Giardini) fica com parte das terras e vai para o Líbano com Rachid (Luís Carlos Arutin).
E a Mariana?
Mariana, após a morte de seu rival e ex-marido, José Inocêncio, permanece ao seu lado até o último momento, chorando a sua partida. Ela concorda que ele deveria ser enterrado ao lado de Maria Santa, um desejo final do protagonista.
Após esse momento, Mariana decide retornar a Salvador, sozinha, em busca de um novo rumo para sua vida.
Leia também:
Marina Ruy Barbosa estrela série sobre crimes reais na prisão de Tremembé
Remake de ‘Vale Tudo’: veja quem já está confirmado na novela