A 82ª edição do Globo de Ouro acontece no icônico Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles (EUA), às 22h deste domingo (5). A cerimônia, que celebra os melhores do cinema e da televisão, terá participação do Brasil: o filme ‘Ainda Estou Aqui‘, de Walter Salles, e Fernanda Torres, pela performance no mesmo longa.
Embora não seja a favorita para ganhar a premiação, a atriz pode se tornar a primeira artista nacional a vencer o prêmio por sua atuação. No entanto, ela não é a primeira brasileira a concorrer. O país tem outros indicados pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood.
A seguir, AnaMaria relembra outros brasileiros indicados ao Globo de Ouro.
Os brasileiros no Globo de Ouro
Sônia Braga
A atriz é a recordista de indicações entre os brasileiros, com três participações. A primeira vez da paranaense na premiação foi em 1986, como melhor atriz coadjuvante pelo filme ‘O Beijo da mulher-aranha’, de Hector Babenco. Ela voltou ao prêmio em 1989, por ‘Luar sobre parador’, de Paul Mazursky.
Em 1995, Sônia Braga concorreu a melhor atriz coadjuvante em filme para TV, minissérie ou série por ‘Amazônia em Chamas’.
Daniel Benzali
Nascido no Brasil e criado nos Estados Unidos, Benzali foi indicado na categoria de melhor ator em série de drama por seu papel na série ‘Murder One’, em 1996. A série sobre crimes e justiça ficou dois anos no ar na TV norte-americana.
Fernanda Montenegro
A primeira participação da família de Fernanda Torres no Globo de Ouro foi com Fernanda Montenegro, mãe da atriz. A veterana concorreu à Melhor Atriz em 1999 por seu papel como Dora, em ‘Central do Brasil’ (1998). A australiana Cate Blanchett venceu na categoria por sua performance em ‘Elizabeth’, de 1998.
A atriz de 95 anos celebrou a indicação da filha: “Fernanda tem um trabalho extraordinário, tem que ser reconhecido”, escreveu no Instagram. “Fico muito comovida pela indicação da minha filha ao Globo de Ouro”, completou Montenegro.
Wagner Moura
O ator brasileiro foi indicado à categoria de melhor ator em série dramática, por ‘Narcos’. Na série da Netflix, ele interpretou o famoso chefão do tráfico Pablo Escobar. A obra, com roteiro do também brasileiro José Padilha, também foi indicada a melhor série de drama.
Além dos atores, outras produções brasileiras também marcaram presença no Globo de Ouro. É o caso de ‘Pixote: A Lei do Mais Fraco’ (1982) e ‘Cidade de Deus’ (2002), que concorreram como melhor filme estrangeiro. O filme ‘Orfeu Negro’ (1960), falado em português, coproduzido pelo Brasil e inspirado em peça de Vinícius de Moraes, venceu o prêmio, mas o título foi francês pela direção de Marcel Camus.
O premiação em 2025
O ‘Ainda Estou Aqui‘ concorre à categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa com:
- ‘Tudo que imaginamos como luz’ – Índia
- ‘Emilia Pérez’ – França
- ‘A garota da agulha’ – Dinamarca
- ‘A semente do fruto sagrado’ – Alemanha
- ‘Vermiglio’ – Itália
Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz (Drama) ao lado de:
- Pamela Anderson, ‘The Last Showgirl’
- Angelina Jolie, ‘Maria Callas’
- Nicole Kidman, ‘Babygirl’
- Tilda Swinton, ‘O quarto ao lado’
- Kate Winslet, ‘Lee’
Na TV fechada, transmissão do Globo de Ouro será no canal TNT, com tradução simultânea em português e análises ao vivo da especialista em séries e filmes, Aline Diniz. Já no streaming, a Max oferece a opção de áudio original em inglês.
Leia também
Globo de Ouro: quem são as atrizes que concorrem com Fernanda Torres?
Comentários 1