Sem papas na língua! Verônica (Ana Cecília Costa) procurou Anselmo (Paulo Betti) para resolver questões do passado e não aceitou calada a prepotência do prefeito de ‘Amor Perfeito’.
Após intimação do filho Julio (Daniel Rangel), a baiana vai atrás do ex-amante para pedir ajuda. Acontece que o rapaz diz sem cerimônias que se a mãe tem algo referente a suas origens para lhe contar que ele descubra por ela não pelos outros.
Agoniada depois do aviso e com peso na consciência, Verônica vai conversar com Anselmo, pai do menino, para que juntos encontrem uma solução.
Vale lembrar que Julio sabe do passado da mãe com o prefeito da cidade, mas não desconfia que o caso entre os dois durou mais de 20 anos e que ele é fruto dessa relação. Até então, o rapaz acredita que o seu pai morreu quando ainda era um bebê.
CHEGA PARA LÁ!
Tudo começará quando Anselmo, ao ver Verônica na Prefeitura de São Jacinto, achar que ela está disposta a reatar o relacionamento. Vaidoso que só, ele acha que mexeu com a ex-amante ao comentar pejorativamente em uma das últimas ocasiões que estiveram juntos, sobre a orientação sexual do novo marido da baiana, o advogado Érico (Carmo Dalla Vecchia), que é bissexual.
Se achando um máximo, o prefeito logo provocará a ex. “Tinha certeza que você ia voltar! O seu lobo tá aqui pra te consolar do fiasco que deve ser o teu casamento! Bem que eu avisei! Mas eu te perdoo, bijuzinho!”, começará ele. Ela prontamente o cortará. “Deixa de ser leso, Anselmo!”, responderá.
Arrogante, ele continuará com as insinuações. “Agora, com você casada e eu também, fica até mais fácil manter as aparências e fazer como nos velhos tempos. E eu nem vou ficar com ciúmes do Érico, porque invertido não dá no couro!”, disparará Anselmo.
Verônica, ao ouvir o comentário, não pensará duas vezes e vai se afastar do prefeito, dando uma bela invertida nele. “Cala essa boca! Pra seu governo, o Érico dá no couro e muito melhor do que você! Estou aqui por causa do Júlio”, dirá ela.
O PAI DE JULIO
Indo para o assunto que motivou o encontro, a baiana irá questionar se o ex comentou algo sobre a paternidade de Julio com Gilda (Mariana Ximenes), já que a vilã de ‘Amor Perfeito’ insinuou ao rapaz sobre ele ter partes de seu passado que desconhecia.
Egoísta como sempre, a reação de Anselmo evidenciará a sua preocupação consigo mesmo. Indignada, Verônica devolverá: “Sabe que agora me deu até vontade de contar não só para o Júlio, mas para todo o povo de São Jacinto? Só para eles saberem o cretino abestado que é o prefeito deles?”
O pai do rapaz, então cairá, brevemente, em si: “Não faz assim. Você sabe que eu sempre te ajudei, fui um bom pai, mesmo à distância! Fiz tudo para proteger você e o Júlio, até uma certidão falsa eu arranjei pra você não ficar mal falada! Foi isso!”
Diante disso, ele suspeitará como a ruiva poderia saber da verdade. “O Leonel é que me ajudou a arranjar a certidão de nascimento do Júlio! Vai ver foi ele que contou pra Gilda”, deduzirá.