Batata, pão de queijo e nuggets. Esses são os preparos mais convencionais para uma Air Fryer. Mas, você já pensou que este aparelho serve para diversos outros preparos? Essa é a proposta do ‘Mestres da Air Fryer’, novo reality culinário da Band, que promete ensinar novas receitas aos telespectadores.
Sob o comando de Luiza Possi, o ‘Mestres da Air Fryer’ terá dez participantes amadores, que não trabalham com culinária, mas que serão desafiados a preparar diferentes receitas usando apenas uma fritadeira elétrica – com a possibilidade de usarem fogão, panelas e outros utensílios, mas sendo julgados por isso.
Novas Air Fryers da Britânia – a gente viu de pertinho!
O objetivo do programa é exatamente este: evidenciar o potencial da air fryer, um item que ganhou os lares brasileiros, ao longo de oito episódios, trazendo humor e experiências que os espectadores poderão reproduzir em casa.
Todos os desafios serão avaliados por quem entende do assunto: Dalton Rangel, eleito em 2023 como Chef Destaque do Ano pela “Go Where Gastronomia”, e Bruna Hermogenes, influenciadora digital conhecida como a ‘Rainha da Air Fryer’ que tem mais de 40 mil alunos pelo mundo e 1,6 milhão de seguidores no Instagram.
De acordo com Dalton, os candidatos do programa foram desafiados a descobrirem novos preparos na fritadeira elétrica, como uma ceia de Natal completa. “O programa tá leve, descontraído. Nós tínhamos a consciência de estar julgando pessoas amadoras, portanto, tínhamos uma linha de não julgar com tanta veemência. Mas teve muito mais erros do que acertos, pelo menos no começo”, conta Dalton à AnaMaria.
O próprio chef admitiu ter sido uma surpresa conhecer a versatilidade da air fryer. “Nunca imaginei que ela pudesse ser utilizada em tantos preparos. Mas foi uma descoberta também, abriu os horizontes para mostrar ao público a versatilidade e praticidade que ela tem”, diz.
Para ele, o diferencial do programa ‘Mestres da Air Fryer’ é seu caráter informativo, mostrando que o aparelho não serve apenas para assados convencionais, mas sim para uma gama extensa de preparos.
Já Bruna, a ‘Rainha da air fryer’, começou a usar o aparelho há cerca de dez anos, justamente pela praticidade em seu dia a dia. No entanto, a paixão pela gastronomia falou mais alto e ela começou a se dedicar às receitas na fritadeira elétrica há quatro anos, tornando-se uma referência no assunto.
“A função desse programa é a aplicabilidade pelo público de casa, esse é nosso diferencial. O nível de conhecimento dos participantes foi bem amador, eles não sabia nem regular temperatura, tempo. Conforme foram estudando, eles vão mostrar que tudo é conhecimento e prática. A evolução deles é surreal”, afirma.
As novas receitas para Air Fryer
Em uma espécie de coletiva de imprensa, Dalton, Bruna e Luiza revelaram que o público pode esperar receitas como molho, arroz, farofa, bolos, uma ceia de Natal completa – com direito a chester, frango, pernil e lombo – e até mesmo rã.
Dadinhos de tapioca: confira como prepará-los na Airfryer
Bruna, inclusive, antecipou uma dica: fazer o pão amanhecido ficar fresquinho. “É só congelar o pão e depois dar um sustinho no microondas. Aí leva um minuto na air fryer e vai parecer que saiu da padaria”, explica.
‘Mestres da Air Fryer’ estreia neste sábado (23), ao meio dia, na Band. “O horário de exibição é estrategicamente pensado para que o público possa aproveitar as dicas e preparar sua refeição de maneira rápida, prática e eficiente”, adianta Kaka Marques, diretor de entretenimento do Grupo Bandeirantes.
O vencedor vai ganhar um troféu exclusivo, R$ 30 mil em produtos e uma fritadeira elétrica da marca patrocinadora. Todos os outros concorrentes recebem uma Air Fryer novinha para continuar arrasando em suas produções.
Leia mais:
Air fryer: veja quais alimentos podem e quais não podem ir na fritadeira elétrica
Depois da babá eletrônica, air fryer pode ser o novo canal para roubo de dados pessoais