A adaptação do livro ‘Cem Anos de Solidão‘, de Gabriel García Márquez, estreou na Netflix na última quarta-feira (11). Os oito primeiros episódios da produção, que chega em formato de série, já estão disponíveis no catálogo da plataforma.
Originalmente publicada em 1967, a obra do autor colombiano nunca tinha virado série ou filme antes. A Netflix adquiriu os direitos do livro, que é considerado um marco da literatura latinoamericana do século 20, em 2019, e é o primeiro estúdio a conseguir adaptar a história com o aval da própria família de García Márquez.
Rodrigo García, filho do autor e produtor-executivo, relembrou uma frase do pai: “Se fosse possível filmar ‘Cem Anos de Solidão’ em várias horas, em espanhol e na Colômbia, talvez ele considerasse a ideia”. Essa visão foi fundamental para a adaptação.
Os filhos de García Márquez exigiram que a série tivesse tantos episódios quanto necessário para narrar a saga da família Buendía ao longo de cem anos. Outro ponto obrigatório era gravar na Colômbia, em espanhol, e com uma equipe majoritariamente colombiana e latino-americana. A direção ainda ficou a cargo da colombiana Laura Mora Ortega e do argentino Alex García López.
Para recriar a cidade de Macondo, a equipe visitou 11 cidades e 32 vilarejos na Colômbia. Durante essas viagens, foram realizados testes de elenco abertos para encontrar o time perfeito, que inclui as 30 pessoas da família e mais 80 coadjuvantes.
A escalação envolveu a análise de 10 mil perfis, resultando em um elenco quase todo colombiano, “exceto pelos personagens que são apresentados como estrangeiros no livro, como Pietro Crespi e Melquíades”, explicou o serviço de streaming.
Fernanda Torres não foi a primeira cotada para ‘Ainda Estou Aqui’: saiba quem foi
Segundo a Netflix, até o final da primeira temporada, figurantes e dublês foram convocados cerca de 10 mil vezes. “Junto com mais de cem integrantes do elenco principal, eles representam a diversidade étnica, cultural e racial da Colômbia”, disse a produção de ‘Cem Anos de Solidão‘.
O que diz o livro ‘Cem Anos de Solidão’?
Publicado em 1967, ‘Cem Anos de Solidão‘ é um dos maiores clássicos da literatura latino-americana e está entre os livros mais cobrados nos vestibulares. Escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura em 1982, o livro narra a trajetória da família Buendía.
A princípio, a história acompanha José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, fundadores de Macondo, que deixam seu vilarejo em busca de um novo começo. Em um local próximo ao rio e ao pântano, constroem a cidade onde se desenrolam os eventos de sete gerações da família.
O escritor, jornalista e editor colombiano, também conhecido como Gabo, faleceu em 2014, aos 87 anos. Seu legado vive em suas obras, como ‘Cem Anos de Solidão‘, um dos principais exemplos do realismo mágico, que mescla fantasia com a realidade.
Quando estreia ‘Cem Anos de Solidão’ na Netflix?
A adaptação do livro de Gabriel García Márquez estreou na Netflix na última quarta-feira (11). Com 8 episódios, a primeira parte da série já está disponível no catálogo da plataforma. No total, a obra conta com 16 episódios e a segunda parte de ‘Cem Anos de Solidão‘ ainda não tem previsão para entrar no streaming.
Assista ao trailer de ‘Cem Anos de Solidão’:
Leia também:
Virgem Maria: por que novo filme bíblico da Netflix causou tanta polêmica?
No streaming e no cinema: o que ainda vai lançar em 2024?