A fazenda de José Inocêncio (Humberto Carrão) está dando cacau da melhor qualidade em ‘Renascer’. E quem já está atento a isso são o coronel Firmino (Enrique Diaz), que quer vender o cacau do “amigo”, e o coronel Belarmino (Antonio Calloni), que só quer mesmo é acabar com o “coronelzinho”.
Após uma conversa nem um pouco amistosa com Inocêncio, Firmino vai direto à fazenda de Belarmino. “Sabe o que o infeliz me disse? Que com ele, era o justo pelo justo!”, reclama. “É justo… é muito justo… é justíssimo!”, diz Belarmino.
Ele avisa ainda que José Inocêncio é uma praga. “Pior que essa [praga] vassoura! Escreva o que eu estou dizendo”, diz Firmino, já plantando a sementinha do mal no outro. Para infelicidade de Inocêncio, a ideia dá certo.
Belarmino, então, decide tomar as rédeas da situação e contrata dois matadores para acabar com José Inocêncio. “Num é testemunha… é o coveiro. Eu mato, ele enterra. Para num deixar rastro”, garante um dos assassinos,
“É justo, é muito justo… é justíssimo! Já tá sabendo de quem se trata?“José Inocêncio… um molecote que, pelo recado que me deram, esse povo já anda até chamâno de coronerzinho.” Belarmino não gosta do escuta: “Num chega nem a um soldado raso, e essa gente já quer chamar de coroné.” O matador, então, avisa sobre a lenda de que ele teria o “corpo fechado”.
“Num sô home de perder viagem, coronel Belarmino. Só me arranje um canto para nós ficarmos e deixe o resto por minha conta. E já pode ir preparando o dinheiro combinado, que o tal de Coronelzinho tá com os dias contados!” E agora? O que será do jovem coronel?
VEJA UM RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DE ‘RENASCER’:
TERÇA-FEIRA (23 DE JANEIRO)
José Inocêncio fica incomodado ao descobrir que o Boi Bumbá vem das terras de Belarmino. Quitéria conversa com Nena sobre Marianinha, a irmã mais velha de Maria Santa, que foi expulsada de casa por Venâncio há algum tempo. José Inocêncio e Firmino têm uma discussão acalorada. Belarmino, um fazendeiro da região, dá instruções aos matadores sobre como matar José Inocêncio. Quitéria intercede por Santinha e Venâncio permite que Maria Santa saia pela primeira vez no cortejo do Boi. Deocleciano fica preocupado com a premonição de Inácia e pede a José Inocêncio que não viaje a Ilhéus sozinho. Vestido de Boi, Venâncio ataca Jose Inocêncio ao perceber o interesse do rapaz por Maria Santa. Quitéria enfrenta Venâncio. O matador, seguindo as instruções de Belarmino, atinge José Inocêncio, que cai de sua montaria.
QUARTA-FEIRA (24 DE JANEIRO)
José Inocêncio consegue ludibriar os dois assassinos e escapa da emboscada. Nena comenta com Belarmino que acha o comportamento de Venâncio estranho. Venâncio ameaça matar José Inocêncio ao descobrir, por Deocleciano, que o patrão está interessado em Maria Santa. José Inocêncio manda Deocleciano entregar uma “encomenda” na fazenda de Belarmino. José Inocêncio confessa a Deocleciano que não consegue tirar Maria Santa da cabeça. Belarmino tenta persuadir Venâncio a matar José Inocêncio em troca de terras. Inácia aconselha José Inocêncio a esquecer Maria Santa. Nena orienta Quitéria a cuidar de Santinha e mantê-la longe de Venâncio. José Inocêncio se depara com Maria Santa na cachoeira.
QUINTA-FEIRA (25 DE JANEIRO)
Maria Santa pede a José Inocêncio que se retire, com receio de que o fazendeiro seja morto por Venâncio. Belarmino se sente ofendido ao ouvir de Deocleciano que José Inocêncio está interessado em comprar suas terras. José Inocêncio recusa vender seu cacau para Firmino. Juliete, uma das jovens da casa de Jacutinga, relata a ela que viu a tropa de José Inocêncio passar por sua casa. Padre Santo comunica a Inácia que Cândida faleceu. Venâncio desconfia que Quitéria possa estar escondendo algo dele, quando ela expressa o desejo de que Maria Santa se case com José Inocêncio. Maria Santa avisa a Venâncio que vai deixar a casa.
SEXTA-FEIRA (26 DE JANEIRO)
Maria Santa informa a Venâncio que está esperando um filho. Venâncio decide deixá-la e foge com Quitéria, abandonando Maria Santa na porta da casa de Jacutinga. Jacutinga acolhe Maria Santa e instrui suas meninas a não mencionarem a presença da filha de Venâncio no bordel. José Inocêncio confidencia ao Padre Santo que irá em busca de Maria Santa. Belarmino procura José Inocêncio e revela que Venâncio partiu levando Santinha, deixando-o desesperado. Jacutinga percebe a inocência de Maria Santa. Norberto comenta com Firmino sobre a chegada de uma nova garota no bordel. Belarmino se depara com Maria Santa ao chegar à casa de Jacutinga.
SÁBADO (27 DE JANEIRO)
Belarmino e Firmino competem pela atenção de Maria Santa na residência de Jacutinga. Maria Santa revela a Jacutinga que foi José Inocêncio quem a beijou. José Inocêncio renova a propriedade com o dinheiro da venda do cacau, contando com a ajuda de Deocleciano e Jupará. Jacutinga repreende Juliete por se queixar de Maria Santa. Inácia pressente que algo ruim pode acontecer. José Inocêncio concorda em adquirir a safra de cacau de Belarmino em troca de informações sobre o paradeiro de Maria Santa. Nena fica angustiada ao ver Belarmino saindo de casa armado. José Inocêncio reencontra Maria Santa na residência de Jacutinga e os dois se emocionam. Belarmino fica à espreita, aguardando José Inocêncio, e dispara contra ele.