Depois de 20 anos da exibição original, a novela ‘Mulheres Apaixonadas’ será reprisada nas tardes da Globo a partir desta segunda-feira (29). Com isso, o público poderá relembrar a história de Manoel Carlos, além dos artistas que já nos deixaram. Inclusive, dois atores que interpretaram um casal morreu com dois meses de diferença na vida real. Saiba quem a seguir!
‘Mulheres Apaixonadas’ foi o último trabalho em novelas de Carmen Silva e Oswaldo Louzada. Na trama, eles eram Flora e Leopoldo, um casal que sofria maus tratos da neta Dóris, papel marcante de Regiane Alves. O núcleo, inclusive, ganhou destaque no folhetim por causa da pauta de violência contra idosos.
Louzadinha, como era carinhosamente chamado, morreu aos 95 anos em 22 de fevereiro de 2008, por falência múltipla dos órgãos enquando lutava contra um câncer de pulmão. Exatamente dois meses depois, em 21 de abril de 2008, Camen faleceu com 92 anos, também de falência múltipla de órgãos.
“Eles me ensinaram muito com as histórias deles de teatro, de turnês internacionais, de vida! Muitas vezes, eu me questionava se eu levaria a minha carreira até aquela idade. Eles amavam o que faziam, era lindo de ver. Fazem falta”, lamentou Regiane Alves em entrevista ao Na Telina.
Embora ‘Mulheres Apaixonadas’ tenha sido a última novela dos atores, eles foram convidados depois para participações especiais em alguns programas humorísticos da Globo, como ‘Zorra Total’ e o ‘Sob Nova Direção’.
ESTATUTO DO IDOSO
A novela ‘Mulheres Apaixonadas’ chegou a impulsionar pautas relevantes para a sociedade. Na história, Dóris não aceitava morar e ter que cuidar dos avós Flora e Leopoldo e os tratava mal. Tal abordagem tornou-se um dos núcleos mais importantes da trama, de modo que comoveu a audiência e fez Regiane Alves ser hostilizada na vida real.
A repercussão foi tanta que a atriz foi convidada para ir ao Senado Federal para o lançamento da Subcomissão do Idoso. Em outubro de 2003, então, foi promulgado o Estatuto do Idoso, uma proposta legislativa levantada a partir do folhetim.
FAZEM FALTA
Além de Carmen e Louzadinha, outros cinco atores de ‘Mulheres Apaixonadas’ já morreram. São eles: Umberto Magnani (o Agemiro), Cláudio Marzo (o Rafael), Marly Bueno (a Marta), Serafim Gonzalez (o Dr. Onofre) e Manoelita Lustosa (a Inês).