Uma vez meu irmão me disse que qualquer filme que mostrasse a realidade poderia se encaixar em um gênero cinematográfico: o terror. Era uma piada dele, é claro, mas ao assistir o documentário “O Homem Com Mil Filhos”, da Netflix, eu passei a acreditar naquilo.
A minissérie com três episódios foi lançada pela plataforma em 2024 e conta o caso real do holandês Jonathan Jacob Meijer que driblou os bancos de esperma e ajudou a conceber centenas de crianças ao redor do mundo para se tornar um doador em escala global.
A história real
Antes de continuar o caso, uma rápida explicação: na Holanda, um doador de sêmen pode ter até 25 filhos com até 12 mulheres diferentes. Porém, de acordo com a lei, o nome do pai biológico não pode aparecer no registro de nascimento de uma criança gerada por reprodução assistida. Além disso, clínicas de fertilização não podem compartilhar dados de seus doadores entre si. E foi assim que Jonathan conseguiu realizar doações para 11 dos 12 bancos de esperma do país.
Ao longo de mais de 15 anos, ele também realizou doações privadas e viajou para diversos países, como Argentina, Alemanha, México, Estados Unidos e muitos outros, onde teve filhos pelo mesmo método.
3 mil irmãos
O documentário narra a história a partir do depoimento de várias mães e alguns pais que, por razões diversas, buscaram ajuda de um doador para ter filhos. Algumas são casadas com mulheres, por exemplo. Em outros casos, o marido é vasectomizado. Independentemente do motivo, eles o acusam de enganá-los sobre a quantidade verdadeira de filhos que Jonathan tinha.
Tudo começou em 2017, no Facebook, quando um grupo de mais de 100 mães começou a notar similaridades entre seus filhos. Após descobrirem a verdade, elas abriram um processo judicial (e o resultado eu deixo em segredo para não dar spoiler), relatando que, além dos impactos psicológicos aos filhos, havia o risco de um incesto acidental (sim, tão bizarro quanto ter quase 3 mil irmãos, segundo a apuração da série), já que muitas famílias viviam próximas umas às outras.
Discussão ampla
Definitivamente, esse documentário não seria minha escolha de passatempo assistir em um fim de semana para relaxar. Ainda assim, vale muito a pena ver, não só para conhecer o caso bizarro, mas para entender novos tipos de comportamento e ficar por dentro da evolução da medicina moderna. E, claro, refletir sobre os limites da reprodução assistida e seus conceitos éticos.
Resumo: A minissérie O Homem Com Mil Filhos, da Netflix, conta a história real de Jonathan Meijer, doador de esperma que pode ter gerado até 3 mil filhos no mundo todo. O documentário revela os impactos emocionais e os riscos éticos do caso. Uma história real tão absurda que parece ficção.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (18 de julho). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
Leia também:
AnaMaria Indica: Elio é a nova animação Pixar