Nos próximos capítulos de ‘Dona de Mim‘, Rosa (Suely Franco) tomará coragem para investigar o que está acontecendo com sua saúde. Ela passará por uma avaliação detalhada e descobrirá uma doença grave, que poderá comprometer sua lucidez nos últimos anos de vida.
Mesmo diante do diagnóstico, Rosa ainda terá condições de tomar decisões importantes. Antes de sua partida, ela se armará contra Jaques (Marcello Novaes) e também corrigirá uma injustiça cometida contra Sofia (Elis Cabral).
Após a morte de Abel (Tony Ramos), Jaques se mudará para a mansão da família com o objetivo de acompanhar a mãe mais de perto. O plano dele será provar que Rosa perdeu o controle de suas faculdades mentais para interditá-la e assumir o comando da Boaz.
Jaques tenta interditar Rosa em ‘Dona de Mim’
Rosa perceberá a movimentação do próprio filho e terá duas ideias. Ela decidirá nomear Samuel (Juan Paiva) como seu curador, para que ele cuide de todas as questões financeiras quando ela não puder mais exercer essa função.
Além disso, Rosa escolherá doar metade de suas ações da Boaz para Sofia, sua neta. Sofia foi excluída da herança de Abel depois que ele perdeu o direito de ser considerado pai adotivo da jovem.
Para concretizar suas vontades, Rosa precisará passar por uma avaliação médica. A médica responsável deverá atestar que ela ainda está em plena capacidade para tomar decisões importantes.
Avaliação médica confirma Alzheimer
Nas cenas previstas, Rosa será submetida a exames de imagem e testes cognitivos. A médica revelará o diagnóstico: “Não vou mentir pra vocês e nunca para você, Rosa. Sua cognição apresenta várias falhas. Eu analisei sua última ressonância e com os exames de imagem mais os testes cognitivos, posso dizer que nós estamos realmente desenvolvendo a doença de Alzheimer.”
“‘Nós’? Você quer dizer… Eu”, rebaterá Rosa. “Sim, mas nesse momento, o seu comprometimento cognitivo não é avançado”, responderá a médica. “Ainda. Eu sei o que virá, infelizmente. Isso quer dizer que eu não posso fazer do meu neto meu curador ou dar nada do que é meu para minha netinha Sofia?”, perguntará ela.
A médica esclarecerá: “Não disse isso. Hoje, apesar do seu estágio de Alzheimer, não há nada que indique que você não está apta para tomar uma decisão importante”. Rosa reagirá com alívio: “Obrigada, Eterno. Eu sei que a minha decisão não é um delírio! É uma ação muito necessária”.
Rosa registra as decisões no cartório
Vivian, advogada de Rosa, interromperá a conversa com um lembrete: “Não quero ser estraga-prazer, mas temos um horário no cartório. Esses laudos e resultados de hoje, nós podemos guardar como um atestado de aptidão?”. A médica confirmará que sim.
As duas seguirão para o cartório, onde Rosa assinará os documentos que oficializam a doação das ações para Sofia e a nomeação de Samuel como curador responsável pela sucessão. “Bem, tudo assinado, agora só nos resta esperar o cartório finalizar o registro. Acredito que pode sair antes desses cinco dias úteis, mas vamos ver”, dirá Vivian.
“Contanto que o Samuel realmente se torne meu curador quando for a hora, e a Sofia fique garantida e segura, eu não me importo de esperar cinco dias”, afirmará Rosa. Filipa (Cláudia Abreu) abraçará a sogra com emoção e celebrará: “Você conseguiu!”.
Rosa fará um último pedido: “É quase inacreditável pra mim. Só queria te pedir um favor, Filipa. Não fale sobre isso com ninguém até tudo estar confirmado, por favor”. Filipa garantirá: “Pode deixar, Rosa. Daqui não vai sair nada!”. A sequência marca mais uma virada importante na trama de ‘Dona de Mim’.
Resumo: Nos próximos capítulos de ‘Dona de Mim’, Rosa enfrentará o próprio filho Jaques após descobrir que está com Alzheimer. Mesmo com a saúde abalada, ela tomará decisões importantes: nomeará Samuel como curador e garantirá a herança de Sofia, mudando o destino da novela.
Leia também:
Nova vilã? Odete ganha mais uma adversária em ‘Vale Tudo’ e acabam no tapa