Prato italiano muito querido entre os brasileiros, o risoto é apreciado pela possibilidade imensa de sabores e a textura leve, que pode funcionar tanto como prato principal quanto como acompanhamento.
Contudo, como todas as receitas clássicas, o preparo à base de arroz guarda seus segredos para que o resultado final agrade ao paladar e aos olhos, desde o ponto ideal do grão ao brilho do prato final. Por isso, o professor de gastronomia e diretor financeiro da Federação Italiana de Chefs, Diego Koppe, destaca os cinco erros que comprometem o preparo de um bom risoto.
1. Deixar o refogado escurecer demais
Ao refogar a cebola e o alho, é importante não deixar que eles escureçam, pois isso fará com que a preparação fique com um sabor amargo, além de poder interferir na cor do resultado final do prato.
2. Mexer o arroz constantemente durante o preparo
Durante o cozimento do arroz do risoto, os grãos soltam amido lentamente, proporcionando uma textura cremosa. Uma das técnicas para facilitar a liberação do amido é a chamada ‘la onda’, que consiste em movimentar a panela para a frente, mexendo o arroz como se fosse uma onda. Contudo, um erro muito comum durante o preparo é mexer com a colher o tempo todo. Isso pode quebrar a estrutura dos grãos e prejudicar tanto a apresentação do prato como a textura.
Para saber mais quais são todos os 5 passos e algumas dicas extras, ouça agora o podcast oficial da Revista AnaMaria, disponível nas principais plataformas de áudio.
Clique aqui e confira a programação completa!
Ouça o episódio:
+++Acompanhe Karla Precioso no Instagram:
PODCAST ANAMARIA / BELEZA
A milenar e poderosa água de rosas tem propriedades respiratórias, adstringentes, é cicatrizante e ajuda na cura de feridas. É a natureza cuidando de você, tudo de bom, né? Em vez de comprar a água de rosas na farmácia, prepare em casa uma receita muito mais poderosa.