Conhecida também como dor pélvica crônica (DPC), a enxaqueca pélvica está relacionada à disfunções físicas, emocionais, comportamentais e sexuais, que afetam na maioria das vezes mulheres na idade reprodutiva.
Em entrevistas exclusiva à AnaMaria, a doutora em Ciências de Saúde, fisioterapeuta pélvica e terapeuta sexual, Márcia Oliveira, explicou que o sintoma mais comum é a dor constante, que tende a se intensificar durante o ciclo menstrual.
“Enxaqueca pélvica são dores ou perturbações tensionais, que incluem um ou mais sintomas, como dor genital, retal ou abdominal, podendo ter aumento desses sintomas ao sentar, durante ou após o ato sexual, e ainda podem acompanhar sintomas disfuncionais de frequência urinária aumentada ou mesmo diminuída, hesitação ao urinar, constipação e até limitação de mobilidade. Manifesta-se de forma crônica e progressiva, levando a sofrimento e diminuição da qualidade de vida”, disse a especialista.
Para saber mais sobre o assunto, ouça abaixo o podcast da AnaMaria, apresentado pela jornalista Karla Precioso. Disponível nas principais plataformas de áudio, confira toda terça-feira um episódio inédito.
Clique aqui e fique por dentro de outros episódios!
Ouça o episódio:
+++Acompanhe Karla Precioso no Instagram:
PODCAST ANAMARIA / SAÚDE
Você sabia que é possível montar um cardápio com opções de alimentos saudáveis e baratos? Isso mesmo! Pensando nisso, a editora da revista AnaMaria, Karla Precioso, conversou com a nutricionista Aryane Emerick, do Smart Fit Nutri, que deu algumas dicas de frutas e vegetais leves e econômicos.