Kroshik, famoso por ser o gato mais gordo do mundo, faleceu no último sábado (26) pesando 16 quilos, apenas algumas semanas após ser resgatado e levado a uma clínica especializada em emagrecimento para pets. Saiba o risco da obesidade para os gatos e o peso ideal para esses animais.
Esse adorável felino, cujo nome significa “migalhas” em russo, morava em um hospital de Perm, na Rússia, onde recebia alimentação inadequada, como bolachas e sopa, de funcionários bem-intencionados.
A história de Kroshik, o gato mais gordo do mundo
Resgatado com impressionantes 17 quilos, Kroshik conseguiu perder um quilo na clínica, onde recebeu cuidados de nutricionistas e fisioterapeutas dedicados. Ele voltou a andar, se exercitando em esteira e até fazendo hidroginástica. Considerado o gato mais gordo do mundo, ele rapidamente se tornou uma celebridade nas redes sociais, conquistando corações e torcidas por sua reabilitação.
Infelizmente, no domingo, seus cuidadores compartilharam a triste notícia. “Kroshik passou mal de repente. Ele começou a engasgar e teve dificuldade para respirar. Tentamos socorrê-lo com uma máscara de oxigênio, mas sua condição piorou rapidamente. Nossa equipe fez de tudo para salvá-lo. Ele não estava sozinho; lutamos por sua vida até o último momento”, escreveram nas redes sociais.
Qual o peso ideal para um gato?
Veterinários que atenderam Kroshik informaram que ele apresentava um tumor no baço, mas ainda não sabem se isso contribuiu para sua morte, já que era também o gato mais gordo do mundo. Segundo especialistas, o peso ideal para um gato como ele gira em torno de cinco quilos. Para gatos sem raça definida, o peso ideal varia entre 3 e 4 kg para fêmeas, e 4 a 5 kg para machos.
A obesidade em gatos pode levar a sérias complicações de saúde, como diabetes, problemas cardíacos, nas articulações e até na pele, além de causar fadiga, indisposição e até depressão.
Um gato é considerado acima do peso quando ultrapassa entre 15 e 20% do seu peso ideal, que deve ser avaliado levando em conta idade, sexo e raça. Para ajudar a identificar se seu gato está no peso ideal, observe algumas dicas:
- Ao olhar para o seu gato, o corpo deve se afunilar na região da cintura. Gatos com sobrepeso tendem a não apresentar essa “cintura”;
- Ao acariciar o seu felino, você deve sentir as pontas das costelas, sem que elas estejam visíveis, indicando que ele não está obeso;
- O peito do seu bichano deve permitir que você sinta as costelas ao toque, mas não deve ser possível enxergá-las, pois isso pode indicar subnutrição.
Cuidar da saúde do seu gato é essencial, e conhecer o peso ideal para o pet é um passo importante nessa jornada.
Leia também:
Comida de humano é saudável para pets? Veja como fazer alimentação natural sem erros
Febre no cachorro: como identificar e o que fazer?
Gato ronronando: o que é? 5 curiosidades sobre o som característico dos felinos