Os gatos são conhecidos por sua independência e mistério, mas isso não significa que eles não precisem de cuidado. Na verdade, é justamente o contrário: eles precisam tanto quanto outros animais de estimação. Afinal, ao contrário do que diz o velho ditado, gatos não têm sete vidas.
Por isso, é dever do tutor zelar pelo bem-estar e saúde dos bichanos. Isso passa diretamente pelo reconhecimento dos pequenos sinais de alerta que eles emitem. E pode ser bem difícil notar sinais de problemas em gatos, que por natureza, não costumam demonstrar suas fraquezas.
Normalmente, os sintomas de possíveis enfermidades ou um simples mal-estar dos felinos são sutis e podem ser facilmente ignorados. De maneira geral, os sinais de problemas em gatos passam por alterações no comportamento, apetite e até aparência.
Assim, a observação detalhada torna-se fundamental, já que facilita a identificação e garante que eles estão saudáveis e distantes de problemas. A anormalidade pode indicar alguma condição médica que precise de atendimento especializado. Reconhecê-las pode fazer a diferença no diagnóstico precoce de doenças.
A seguir, AnaMaria lista sinais de que os felinos estão passando por dificuldades e merecem sua atenção:
Os sinais de problemas em gatos
1. Mudanças no apetite
Alterações significativas no apetite do seu gato, seja o aumento ou a redução, podem estar atrelada a problemas de saúde. Uma redução repentina no apetite pode sugerir doenças dentárias, infecções ou até mesmo doenças mais graves como câncer.
Por outro lado, um aumento no apetite pode estar associado a problemas como diabetes ou hipertireoidismo. Monitorar o padrão alimentar do seu gato é essencial para detectar qualquer irregularidade.
2. Perda ou ganho de peso
As alterações no peso também podem indicar que algo não está bem com a saúde do seu gato. A perda de peso pode ocorrer devido a problemas digestivos, parasitas ou doenças crônicas. Já o ganho de peso pode indicar uma alimentação inadequada ou condições metabólicas como a síndrome de Cushing. Pesagens regulares e observação da condição corporal são importantes para o bem-estar do seu felino.
3. Alterações no comportamento
Seu gato passou demonstrar agressividade, isolamento ou letargia? Pode ser sinal de desconforto ou alguma doença. Gatos que estão se sentindo mal podem se esconder ou mostrar comportamento irritadiço. Fique atento às mudanças abruptas no comportamento do seu gato.
4. Problemas urinários
Urinar com mais frequência, dificuldades para urinar ou até mesmo dor: esses são claros sinais de problemas em gatos. Os problemas podem indicar infecções urinárias, pedras na bexiga ou outras condições. O sangue na urina também deve ser investigado por um veterinário.
5. Vômito e diarreia
Episódios ocasionais de vômito ou diarreia não são alarmantes, já que podem acontecer. No entanto, a frequência pode representar problemas sérios, como intoxicação, infecções ou doenças gastrointestinais. A persistência dos sintomas justifica uma avaliação veterinária .
6. Alterações na pelagem
A pelagem de um gato também pode fornecer pistas sobre a saúde geral. A queda excessiva de pelos, pelagem opaca ou presença de manchas calvas são sinais comuns de doenças dermatológicas, parasitas ou deficiências nutricionais.
7. Problemas respiratórios
Problemas respiratórios podem ser notados com tosses, espirros frequentes, respiração ofegante ou dificuldade para respirar. Entre os problemas mais comuns, está a asma felina e outras condições pulmonares. O tutor que observar sinais de anormalidade respiratória deve encaminhar o pet para a consulta com o veterinário.
8. Alterações nos olhos e orelhas
Olhos lacrimejantes, secreções oculares, vermelhidão ou coceira nas orelhas: sinais comuns de que o seu gato pode estar enfrentando infecções, alergias ou problemas mais graves. Mantenha a higiene adequada e observe possíveis alterações nos olhos ou orelhas do felino para detectar problemas precocemente.
Leia também
- Companheiro único e especial: 6 motivos pra adotar um gato preto
- Gatos e cachorros sentem frio? Saiba como lidar com os pets no inverno
- Pets e crianças: como garantir uma convivência saudável e segura?
- Comportamento felino: 5 coisas que os gatos não gostam que pessoas façam