O Yorkshire Terrier é pequeno no tamanho, mas grande na personalidade. Charmoso, esperto e destemido, esse cãozinho conquista qualquer ambiente. Não à toa, a raça está entre as mais queridas do Brasil.
Ele se adapta bem à rotina da casa e adora estar perto da família. Também chama atenção por sua energia e inteligência. E mesmo com a carinha fofa, o Yorkshire Terrier leva a função de “cão de guarda” a sério.
Origem operária
Você sabia que o Yorkshire Terrier surgiu durante a Revolução Industrial? Ele foi criado na cidade de Yorkshire, na Inglaterra, a partir do cruzamento entre diversas raças, como o black-and-tan english terrier, paisley terrier, clydesdale terrier e o extinto waterside terrier. Esses cachorros acompanhavam trabalhadores escoceses que migravam para as fábricas e moinhos da região.
Muito além de companheiro, o yorkie ajudava a controlar a população de ratos e insetos que colocavam em risco os alimentos e a saúde pública. Também caçava pequenos animais, como esquilos e coelhos, reforçando a alimentação das famílias. Em 1874, o Kennel Clube Britânico reconheceu oficialmente a raça Yorkshire Terrier.
O cãozinho alerta
Por mais que seja dócil, o yorkie gosta de estar atento a tudo o que acontece ao seu redor. Qualquer barulho diferente é suficiente para que ele dê o alerta. Isso faz com que a raça seja considerada ótima para avisar sobre movimentações estranhas. E, se os latidos se tornarem excessivos, vale investir em adestramento.
Energia e adaptação
O Yorkshire Terrier é cheio de energia e adora brincar, tanto com crianças quanto com adultos. É um cão leal, corajoso e que se molda ao estilo de vida da casa. Se a família for calma, ele se acalma. Se for agitada, ele acompanha o ritmo.
Mesmo com seu tamanho pequeno, ele exige atividades para gastar energia. Pode até ficar bem sozinho por algumas horas, mas precisa de segurança: nada de deixar objetos perigosos ao alcance dele. Com outros cães – e até com gatos – costuma se dar muito bem, desde que apresente o “amigo” com jeitinho.
Antigamente caçador, hoje estrela de sofá, o Yorkshire Terrier continua cumprindo seu papel: ser um companheiro fiel, cheio de personalidade e alegria.
Leia também:
Cara de mau, coração gigante! Saiba tudo sobre o buldogue inglês