Imagine o susto! O ator Julio Rocha relatou um episódio nada agradável: uma cobra da espécie Python Ball foi encontrada na cama de seus filhos, Eduardo, de 4 anos, e José, de 5. Morando com a família em um condomínio em Indaiatuba, interior de São Paulo, Julio compartilhou o momento da invasão e revelou que esta já foi a quinta vez que aparece uma cobra em casa.
Esposa do ator, Karoline Kleine foi quem resolveu a situação. Ela usou um brinquedo para remover o réptil, que agora está no quintal da família. “É a quinta vez que aparece cobra por aqui, mas a primeira vez dentro de casa. O que fazemos?”, questionou.
Cobra em casa: o que fazer?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes envolvendo cobras são mais comuns do que se imagina, com cerca de 4,5 a 5,4 milhões de pessoas sendo picadas por ano. Destas, entre 81 mil e 138 mil acabam falecendo, enquanto outras 400 mil podem sofrer incapacidades permanentes ou desfigurações.
Nasce a terceira filha de Julio Rocha e Karoline Kleine: “Emoção indescritível”
Em situações como essas, a recomendação principal é não tentar manusear o animal. Para o diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, a primeira medida ao encontrar uma cobra em casa é manter-se longe dela e pedir ajuda profissional.
“Se aparecer alguma serpente na sua casa, na sua área de trabalho, não importa se é perigosa ou não, procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais. Chame o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou o Controle de Zoonoses do seu município, porque dessa forma você não corre o risco de tentar mexer com ela e se acidentar”, orienta Puorto.
O que fazer em caso de picada de cobra
Em um acidente com picada de cobra em casa, é fundamental manter a calma e seguir algumas etapas de primeiros socorros para evitar complicações. Após ser picada, a pessoa deve:
- Ficar em repouso, mantendo o local da picada elevado;
- Hidratar-se;
- Lavar a área com água e sabão;
- Ir imediatamente a um hospital ou posto de saúde próximo;
- Se possível, com segurança, fotografar a cobra para facilitar sua identificação.
O que não fazer ao lidar com picadas de cobra
Além dos primeiros socorros, também é importante saber o que não deve ser feito em hipótese alguma:
- Evite torniquetes;
- Não aplique substâncias na área afetada;
- Não corte o local para tentar “extrair” o veneno;
- Não beba álcool ou use qualquer método para sugar o veneno da picada.
Leia também:
Youtuber de cobras morre após ser picado por mamba-verde — animal é tão fatal assim? Conheça
Sopa de cobra: Saiba como é feito o prato que se tornou popular na China