Eles não têm pedigree, mas sobram em charme, inteligência e companheirismo. Os vira-latas – ou SRDs, “sem raça definida” – são os grandes protagonistas dos lares brasileiros, de acordo com a nova edição do PetCenso 2025, realizado pela Petlove. Entre mais de 1,8 milhão de animais analisados, os SRDs lideram com folga o ranking de cães e gatos mais populares no país, reforçando um movimento crescente de valorização da adoção, da diversidade animal e da afetividade acima da aparência.
É comum ver um “caramelo” cruzando a rua, descansando na frente do portão ou acompanhando a família no sofá. Mais que um símbolo cultural, o vira-lata representa afeto genuíno e uma convivência descomplicada. Quer saber por que eles fazem tanto sucesso? Veja abaixo algumas vantagens de adotar um SRD e conheça os dados mais curiosos sobre esses pets incríveis.
Por que todo mundo ama um vira-lata?
- Eles são únicos: cada SRD tem suas próprias misturas genéticas, o que faz com que nenhum seja igual ao outro. Além da aparência autêntica, isso também se traduz em comportamentos únicos e muitas vezes surpreendentes.
- Carinhosos e fiéis: quem já adotou um vira-lata costuma dizer que são gratos, leais e afetuosos. Muitos deles passaram por situações difíceis antes da adoção e desenvolvem uma relação profunda com seus tutores.
- Menor propensão a doenças genéticas: por conta da variabilidade genética, os vira-latas têm menos chances de desenvolver doenças hereditárias comuns em raças puras. Isso não significa que não precisem de cuidados veterinários, claro, mas tende a facilitar a manutenção da saúde.
- Fáceis de cuidar: geralmente, se adaptam bem a diferentes ambientes, têm bom apetite e são resistentes. Também costumam aprender com facilidade e têm temperamentos equilibrados.
- Protetores por natureza: muitos SRDs são atentos e desenvolvem instintos protetores com a casa e a família. Ainda que cada cão tenha uma personalidade diferente, esse traço é comum entre os “caramelos”.
Os dados por trás do amor
O levantamento da Petlove mostra que os SRDs representam 26% dos cães e 86% dos gatos cadastrados nas plataformas da empresa. Desde 2016, eles ocupam o topo do ranking de popularidade, e a tendência continua firme em 2025.
Esse número acompanha o crescimento da consciência sobre adoção responsável e inclusão de animais em situação de abandono – estima-se que mais de 30 milhões de cães e gatos vivam nas ruas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ao adotar um vira-lata, o tutor não só ganha um amigo fiel, mas contribui para mudar essa realidade.
Entre os cães com raça definida, o Shih Tzu (17%) e o Yorkshire Terrier (6%) seguem como os favoritos, especialmente entre quem mora em apartamentos. Já no universo felino, os SRDs reinam absolutos, seguidos por Siamês e Persa.
Os nomes mais escolhidos
Além das raças, o PetCenso revelou também os nomes mais populares. Entre os cães, Mel, Luna e Amora lideram o ranking nacional, enquanto Thor, Luke e Theo são os preferidos entre os machos. No mundo dos gatos, Luna, Nina e Mia ocupam o topo da lista das fêmeas, com Tom, Simba e Chico entre os nomes mais frequentes para machos.
A predominância de nomes curtos e afetivos reflete a relação íntima entre pets e seus donos – e, mais uma vez, o protagonismo das fêmeas. Elas são maioria tanto entre os cães (50,9%) quanto entre os gatos (52,6%).
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1479, de 25 de julho de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.