Que os cães são uma espécie com muitas habilidades ninguém duvida. Mas você sabia da existência de cães gênios? Um exemplo é Gaia, uma border collie brasileira que reconhece mais de 200 palavras. O animal vive em Londres, na Inglaterra, desde foi rumo à capital inglesa com os tutores, Isabella Ruiz e Raphael Ballet.
Ela tem 215 brinquedos — e sabe o nome de todos eles. Quando solicitado, é capaz de buscá-los um a um em outros cômodos apenas com comandos de voz, sem gestos humanos. No entanto, as habilidades da cadela já são destaque desde que era filhote. Com menos de um ano, Gaia sabia identificar os nomes de três brinquedos. A responsável por identificar facilidade incomum para memorizar palavras foi a adestradora, Carolina Jardim.
A descoberta ocorreu durante uma brincadeira de esconder brinquedos, comum com outros animais. ‘Até mesmo para um border collie, que é uma raça com muita disposição para aprender, ela mostrou uma facilidade fora do comum de memória”, disse em entrevista à BBC Brasil.
O talento da border collie
Ao saber de um estudo específico sobre o tema, a profissional avisou aos tutores. Trata-se de uma pesquisa da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria. Então, Isabella e Raphael entraram em contato com o grupo de pesquisadores do departamento de Etologia da instituição.
Os profissionais solicitaram que o casal realizasse uma série de testes caseiros com o animal doméstico. Entre as condições, era necessário que Gaia soubesse reconhecer um número mínimo de brinquedos sem interferência dos humanos. “E ela foi trazendo, um por um. A gente ficou muito impressionado que ela sabia tantos nomes, porque a gente nunca tentou ensinar”, relatou Isabella.
A líder do estudo, Claudia Fugazza, PhD em Etologia, veio ao Brasil para realizar testes presenciais. E o resultado foi ainda mais surpreendente: a border collie tinha a capacidade de encontrar os brinquedos no escuro e a identificar brinquedos cujo nome ela nunca tinha escutado.
A habilidade notável da cadela é a de exclusão, em que seleciona objetos novos e desconhecidos. O raciocínio é semelhante aos de crianças pequenas. “É uma habilidade cognitiva impressionante porque os seres humanos também fazem isso”, destacou Fugazza à BBC.
O estudo dos cães gênios
A pesquisa começou em 2018. Na época, o objetivo era estudar como os cães entendiam o que os seres humanos falavam. Até que o grupo de pesquisadores conheceu um cachorro com a habilidade de reconhecer nomes de objetos.
Dois anos depois, Gaia entrou para a pesquisa e se tornou a primeira brasileira identificada como gifted word learner dog (em português, um cachorro com talento de aprender palavras). Ela passou a integrar um seleto grupo de “cães gênios”. Até o momento, os pesquisadores identificaram apenas 41 cachorros do mundo com essas habilidades.
As razões pelas quais alguns cães conseguem aprender palavras enquanto outros não ainda são incertas para os pesquisadores. Fatores como genética, ambiente e estímulos precoces são considerados, mas não há conclusões definitivas. Sabe-se que esses cães absorvem novas palavras naturalmente, sem ensino sistemático, por meio de brincadeiras e interações com humanos.
“A gente não ensinou, ela aprendeu brincando”, garante a dona de Gaia. Fugazza reforça: “Parece ser um dom, que ou o cachorro tem ou não”.
Leia também
Você sabe identificar se seu cachorro está triste ou feliz? Aprenda!