A cultura da limpeza doméstica está fortemente presente no Brasil: 90% dos brasileiros limpam a casa pelo menos uma vez por semana, segundo uma nova pesquisa da Flora realizada com 500 pessoas.
Mais da metade realiza a tarefa entre uma e duas vezes por semana, sendo que 65% se responsabilizam diretamente pelos cuidados com o lar. Entre os produtos mais utilizados estão os multiuso para superfícies (70%) e os desinfetantes para o chão (50%), mas o consumidor ainda se mostra insatisfeito com questões como preço elevado (55%), baixa eficiência (40%) e fragrâncias pouco duradouras (30%).
O levantamento também mostrou um comportamento de consumo cada vez mais estratégico. As compras costumam ser feitas mensalmente, com preferência por supermercados, e são guiadas por critérios de rendimento, eficácia e aroma. Entre os itens mais adquiridos estão detergentes (90%), amaciantes (85%) e desinfetantes (80%). Além disso, 60% dos entrevistados já priorizam produtos em refil, em busca de praticidade e economia. E aí, os resultados apontados combinam com os hábitos de compra?
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1481, de 8 de agosto de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
Leia também:
Mulheres têm até 3 vezes mais chance de desenvolver olho seco