Você conhece a diferença entre medicamentos de marca e medicamentos genéricos? Será que os genéricos são confiáveis mesmo? Greyce Lousana, médica e presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica esclarece, a seguir, os principais pontos de dúvidas:
- Substituição: genéricos podem substituir os medicamentos de referência, pois possuem o mesmo princípio ativo e são aprovados pela Anvisa;
- Bula: a bula do genérico é equivalente à do medicamento de referência, garantindo as mesmas informações para o paciente;
- Eficácia vs. preço: genéricos são mais baratos não por serem menos eficazes, mas por questões de produção. Por lei, devem custar cerca de 35% menos;
- Produção: nem todo medicamento de referência tem genérico, pois alguns ainda estão sob proteção de patente. Ah, e a política de genéricos não é só brasileira. Os genéricos existem desde 1970 nos EUA.
Mitos sobre genéricos
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“São mais fracos que os de marca” – Mito. Eles passam pelos mesmos testes de qualidade.
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“Podem causar mais efeitos colaterais” – Mito. Como possuem o mesmo princípio ativo, o perfil de segurança é equivalente.
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“Demoram mais para fazer efeito” – Mito. A ação é a mesma, pois atuam da mesma forma no organismo.
Verdades importantes
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Possuem a mesma eficácia e segurança que os medicamentos de referência.
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Custam menos porque não têm gastos com pesquisa e propaganda.
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São aprovados pela Anvisa com base em testes de bioequivalência.
Como identificar um medicamento genérico?
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Embalagem amarela com a letra G em destaque.
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Nome do princípio ativo sempre no lugar do nome de marca.
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Indicação clara de que se trata de “medicamento genérico – lei nº 9.787/99”.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1484, de 29 de agosto de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.