Um estudo da Biologix, healthtech especializada em medicina do sono, revelou que 21,7% dos homens entre 60 e 70 anos apresentam apneia do sono em grau moderado, número que se mantém alto mesmo após os 70 anos. Já entre as mulheres, os índices são um pouco menores, mas ainda expressivos: 18,7% entre 60 e 70 anos e 20,8% após os 70.
A apneia do sono é um distúrbio respiratório caracterizado por pausas repetidas na respiração durante o sono.
Vai muito além do ronco: essas interrupções reduzem o oxigênio no sangue, sobrecarregam o coração e podem aumentar o risco de infarto, AVC e pressão alta. Embora os homens sejam mais atingidos, são as mulheres que mais buscam diagnóstico, principalmente após os 70 anos. Os sintomas mais comuns incluem ronco frequente, sensação de sufocamento noturno, cansaço diurno e dificuldades de memória e atenção.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1480, de 1 de agosto de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.