Após décadas de queda na frequência religiosa no Ocidente,Dados divulgados pela Igreja Católica da França mostram que, entre jovens franceses de 18 a 25 anos, os batismos quadruplicaram nos últimos quatro anos, enquanto o número total de adultos batizados no país cresceu 160% na última década. Na Páscoa de 2025, foram 17,8 mil batismos de adultos, 45% a mais do que no ano anterior.
O fenômeno se repete em outros países europeus: na Bélgica, batismos de adolescentes e adultos quase triplicaram em 10 anos; em Dublin, o número quase dobrou em comparação a 2024; e em Londres, a Arquidiocese de Westminster registrou o maior volume desde 2018. Já no Reino Unido, a crença em Deus entre jovens de 18 a 24 anos saltou de 18% em 2021 para 46% em 2025. Nos Estados Unidos, pesquisas do Pew Research Center e da Universidade de Harvard apontam que a tendência de queda no catolicismo foi interrompida, com jovens voltando a se identificar com a religião.
Especialistas destacam que esse movimento está relacionado ao desgaste do materialismo e à expansão de conteúdos religiosos em redes sociais, produzidos por influenciadores digitais. O papa Leão XIV, que em julho deste ano recebeu mil influenciadores católicos no Vaticano, definiu esses jovens como “missionários digitais”, responsáveis por traduzir a mensagem da Igreja a uma geração em busca de propósito, comunidade e estabilidade em um mundo cada vez mais fragmentado.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1500, de 19 de dezembro de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.








