Doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no mundo, responsáveis por 17,9 milhões de óbitos anuais. No entanto, segundo a cardiologista Carisi Anne Polanczyk, do Hospital Moinhos de Vento, cerca de 80% dessas mortes poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis e prevenção precoce.
“O cuidado com o coração precisa começar antes mesmo dos primeiros sinais de risco, com alimentação equilibrada, atividade física, sono de qualidade e controle de fatores como colesterol, glicemia e pressão arterial”, reforça.
Entre os pilares da prevenção estão o autoconhecimento, as escolhas saudáveis e o acompanhamento médico regular. A médica alerta para a obesidade abdominal como um indicativo de risco e destaca que 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas cardiovasculares.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1481, de 8 de agosto de 2025). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
Leia também: