‘Vai na Fé’ está conquistando o público fiel dos noveleiros. Na última segunda-feira (15), a trama protagonizada por Sheron Menezzes fez história na TV Globo e superou até mesmo a audiência da nova novela das 9, ‘Terra e Paixão‘.
O primeiro capítulo da semana contou com a participação de Ludmilla e com o fracasso do pedido de casamento planejado por Lui Lorenzo (José Loreto) para a protagonista Sol. No levantamento feito pela VEJA através da Kantar Ibope Media, a novela atingiu 26,1 pontos na Grande São Paulo – parâmetro comum para avaliação da audiência.
AUDIÊNCIA
Já a novela no horário nobre da emissora do plim plim – que vem sendo elogiada pelos internautas – atingiu o pico de apenas 24,2 pontos. O Jornal Nacional, carro chefe do jornalismo na Globo, marcou 25,7 pontos.
Segundo dados da própria revista, o desempenho da trama de Rosane Svartman é o melhor no horário desde 2021, quando ‘Salve-se Quem Puder’ estava alcançando sua reta final.
CORTES E POLÊMICAS
Recentemente, A TV Globo emitiu um comunicado oficial após a repercussão do capítulo da última quarta-feira (10) da novela. O motivo foi que a emissora havia divulgado que o episódio teria uma cena de beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). No entanto, o momento romântico foi cortado na versão final – o que gerou grande revolta nas redes sociais.
Muitos telespectadores entenderam a mudança como uma ‘censura’ da TV Globo, que destacaram que beijos entre casais heterossexuais são exibidos diariamente sem nenhum problema pela emissora há décadas – inclusive em ‘Vai na Fé’.
Por sua vez, a empresa de Roberto Marinho explicou que o corte aconteceu devido a uma estratégia de produção. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas”, afirmaram em declaração ao jornal Extra.
Além disso, os representantes da Globo destacaram que as cenas estão sujeitas a mudanças após a divulgação dos resumos semanais. Eles pontuaram: “Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.
Na cena exibida na última quarta-feira (10), o clima entre as personagens de Regiane Alves e Priscila Sztejnman fica evidente. No entanto, apesar de toda troca de carinho, uma aproximação bem suspeita e o anúncio da emissora de que elas “beijariam para valer”, as duas não chegaram ao momento.
A situação causou a ira nos telespectadores, que foram às redes sociais mostrar toda a insatisfação com o corte não anunciado: “A cena ficou tão sem nexo que a Clara está com as mãos nos lábios obviamente por ter beijado a Helena e aí cortaram e ela ficou com as mãos nos lábios. Que ódio, queremos beijo Clarena!”, pediu uma internauta.
Além disso, as próprias atrizes Regiane Alves e Priscila Sztejnman também comentaram o possível casal de ‘Vai na Fé, que chegou aos 100 capítulos na última quinta-feira (11). “Devagar e sempre… Um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas”, publicou Regiane, demonstrando insatisfação com o corte. Enquanto isso, Priscila se limitou a agradecer o apoio do público.