Depois de um teste de DNA ter mostrado que Brisa (Lucy Alves) não é mãe de Tonho (Vicente Alvite), a delegada Helô (Giovanna Antonelli) decidirá investigar o passado da maranhense em ‘Travessia’. Ela se lembrará da história de sequestro de crianças na qual a mocinha esteve envolvida e passará a suspeitar dela.
O teste de maternidade deixará Helô confusa na novela das 21h e disposta a resolver o mistério. Para isso, ela convidará Dante (Marcos Caruso) para ir à sua casa e conversar, já que o professor sempre foi muito próximo de Brisa e Ari (Chay Suede). Ele, inclusive, estava com a dançarina no momento em que ela soube da notícia chocante.
No laboratório, ele abrirá o envelope e tomará um susto. “Você não é mãe do Tonho!”, exclamará ele. Seguida a mesma linha de raciocínio de Helô, Brisa ficará preocupada com o que o juiz interpretará pela história de sequestro. “Essa história que Ari foi mandar pro juiz, de terem me confundido com ladra de criança, além de me fazer perder a guarda, ainda pode se voltar contra mim”, refletiu ela.
Para ajudar a amiga, o professor irá atrás do vilão e pedirá que ele não siga adiante com a história contada ao juiz.
“Ari, Brisa não merece tudo o que está passando! Ela perdeu a vida que ela tinha lá em Mandacaru, está perdendo até o reconhecimento da maternidade dela, ia reconstruir a vida com o Oto [Rômulo Estrela] e já vai ele se casar com outra. E eu peço a você. Se não fizer por ela, faça por mim. Vá falar com esse juiz. Retire o que disse. Impeça que ele leve essa história de sequestro de bebê adiante. Você deve isso a ela! Pelo menos isso!”, suplicará ele.
Ari, então, diz que irá considerar o pedido de Dante. “Vá! Vá e faça o que deve ser feito!”, finalizará o professor.