Vem drama por aí em ‘Terra e Paixão’! Isso porque Irene (Gloria Pires) tomará uma decisão drástica em relação a Petra (Debora Ozório). Surtada desde a morte de Daniel (Johnny Massaro), a protagonista não terá mais paciência para lidar com os problemas da filha e contará com a ajuda de Ramiro (Amaury Lorenzo) para interná-la contra sua vontade.
Com medo da atitude da patroa, Angelina (Inez Viana) questiona o que Irene planeja fazer com a filha, mas é ignorada. “Vou dar um jeito nela. Você, em vez de choramingar pelos cantos, arrume o quarto, bata os tapetes…”, dirá ela. Ramiro, por sua vez, levará Petra desacordada para o carro, enquanto Irene reclamará das atitudes da filha, afirmando que quer que ela pare com o vício para poder assumir a sucessão de Antônio (Tony Ramos).
No hospital, Irene implorará pela internação de Petra, alegando dependência de remédios tarja preta. “A gente já fez de tudo, doutor. Mas ela é dependente de remédios tarja preta. A psiquiatra programou o desmame. O marido, que é um anjo, cuidou de tudo… Mesmo assim, ela compra não sei onde… Se dopa… Eu preciso que minha filha pare com esse vício”, disparará.
No entanto, o plano quase falha, pois a filha da vilã desperta do coma e denuncia sua mãe: “Minha mãe me trouxe à força”, dirá. O médico, então, se recusará a interná-la daquela forma, mas Petra, cambaleando e desesperada, faz um pedido que acaba sendo usado por Irene como argumento para a internação.
“Eu não fico aqui, não fico… Não estou doida. Alguém arruma alguma coisa pra me acalmar?”, pedirá Petra. O médico então concordará com Irene e ordenará que a moça seja trancada em um quarto. Apesar dos protestos da agrônoma, Irene insistirá na internação, decretando que ela seja presa na cama. A vilã não hesitará em sacrificar a liberdade de sua própria filha para alcançar seus objetivos.