Em ‘Terra e Paixão’, a relação conturbada entre Caio (Cauã Reymond) e seu pai, Antônio (Tony Ramos), é marcada por anos de rejeição e desprezo. Antônio culpou Caio pela suposta morte de Agatha (Bianca Bin/Elaine Giardini) e o tratou com indiferença desde então. Com o retorno de Agatha a Nova Primavera, Antônio se vê forçado a reavaliar suas ações e sentimentos em relação ao filho.
Antônio expressa surpresa e abalo diante do reaparecimento de Agatha, revelando que ela foi o amor de sua vida. Ele conversa com Caio sobre a situação, admitindo que apesar de gostar de Irene (Gloria Pires), Agatha ainda tem um lugar especial em seu coração. Antônio confessa sua curiosidade sobre como Agatha conseguiu retornar à vida, já que todos acreditavam em sua morte.
Caio admite que não sabe a história completa e que Agatha não revelou como enganou a todos. Antônio, então, compartilha suas desculpas por suas atitudes erradas em relação a Caio, reconhecendo que o filho não teve culpa pela morte de Agatha. Ele revela que passou anos alimentando o ódio por Caio, devido à mágoa que sentiu, mas agora entende que estava errado.
Caio confronta o pai, destacando que nenhum bebê poderia ter causado a morte de alguém. Ele critica a maneira cruel como foi tratado por anos e destaca que um homem de verdade não poderia agir daquela forma. Antônio, consumido pela culpa, pede perdão a Caio e o abraça, reconhecendo seus erros e buscando reconciliação com o filho.