A saúde de José Leôncio (Marcos Palmeira) não anda tão boa já há algum tempo, tanto que os mal-estares do companheiro já foram percebidos por Filó (Dira Paes) e pelos filhos do fazendeiro. Durante uma conversa com o pai, Tadeu (José Loreto) vai perceber o fazendeiro abatido de uma hora para outra.
“O senhor tá sentindo alguma coisa?”, questionará o peão. “Não… Nada. Eu tô bom”, responderá Zé, ignorando o abalo. “Mas vamos deixar essa prosa pra depois”, pedirá ele, se retirando.
Quem também estará sentindo a coisa toda mais estranha será o Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade vai sentir que está chegando a hora de o filho se despedir da família e da vida como ele conhece.
No entanto, como sabe que a vida no Pantanal está longe de ser preto no branco, ele anunciará que se aproxima o momento de Zé partir para algo maior.“Tá chegando a hora, filho! É… ela tá chegando e ocê nem imagina”, dirá o Velho.
“Teu pai vai tá te esperando de braços abertos, José Leôncio. Como ocê teve esperando a vida inteira por mim!” Eita, hein!
VEJA UM RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DE ‘PANTANAL’:
QUINTA-FEIRA (15 DE SETEMBRO)
Muda não gosta de saber que Maria Bruaca ficará com as terras que eram de sua família. Renato quer tirar a vida de Tadeu. José Leôncio demonstra cansaço, e deixa todos preocupados. Zefa volta para a fazenda de José Leôncio. Guta conta a Zuleica e Tenório que Zefa foi embora porque Renato estava abusando dela. Zefa revela a José Leôncio que Solano é matador e que o fazendeiro está jurado de morte. Muda insiste para Tibério fazer algo em defesa do patrão. Irma pressente que haverá duas mortes. Tenório repreende Renato. Maria Bruaca confirma para José Leôncio que o ex-marido seria capaz de mandar matá-lo.
SEXTA-FEIRA (16 DE SETEMBRO)
Filó pede que José Leôncio não saia de casa. Juma sugere que Jove e os irmãos tirem a vida de Tenório. Alcides ameaça Solano, enquanto Zaquieu procura a arma no quarto do matador. Zuleica repreende Renato pelo assédio a Zefa. Alcides faz Solano refém e o leva para a fazenda de José Leôncio. Renato desmoraliza Zefa, e José Leôncio expulsa a moça de sua fazenda. Ari confirma para José Leôncio que não existe nada contra Solano registrado na polícia. José Leôncio diz aos filhos que deve desculpas a Tenório.
SÁBADO (17 DE SETEMBRO)
José Leôncio pede desculpas a Solano. Alcides continua desconfiando de Solano e Tenório. Filó tenta convencer José Leôncio a não mandar Zefa embora. Marcelo afirma que viu uma arma no quarto de Solano. Tadeu apoia Zefa. Solano sugere que Tenório o mande embora, como parte do plano que pensa colocar em prática, para fazer o serviço contratado pelo grileiro. José Leôncio ameaça deserdar Tadeu, se ele for embora com Zefa. O Velho do Rio confidencia a Juma que Tadeu não é filho biológico de José Leôncio. Marcelo e Guta avisam a José Leôncio que Tenório demitiu Solano.