Um dos destinos mais esperados no último capítulo de ‘Pantanal’ será o de Zé Leôncio (Marcos Palmeira), personagem principal da trama, que termina nesta sexta-feira (7). Tudo começa quando o personagem se prepara para resolver um de seus maiores dilemas: ver a imagem do Velho do Rio (Osmar Prado).
E isso acontecerá quando o rei do gado finalmente conseguir ver o rosto e o corpo do pai no quadro que está na sala de sua casa, após ele ficar durante semanas com o efeito luminoso. A gravação da cena foi na última sexta-feira (30), nos Estúdios Globo. Quem divulgou as imagens foi o gshow.
No desfecho da trama original, o personagem, vivido então por Claudio Marzo, também reconhece a imagem do pai no quadro nos momentos finais da trama.
Na versão atual, Zé Leôncio caminhará pela casa, com muita dor no peito. Até que uma pontada baterá forte quando olhar para o quadro do Velho do Rio.
“Dêxa o Joventino acordá… Que eu vô pidi pra ele me levá lá pra São Paulo… Pra eu terminá de fazê aqueles exame… Eu já tava lá… Num custava tê feito o resto”, dirá ele.
Ele insistirá para a imagem se revelar, finalmente: “Ô, pai… Eu sempre quis tanto o sinhô e nem num retrato o sinhô me aperece?”
BELA DESPEDIDA
No roteiro, o auto Bruno Luperi descreve: “Com dor no peito e na alma. Quando, de repente, a mancha no retrato se dissolve diante dos seus olhos. E o olhar de José Leôncio vai focando essa mudança – sem se dar conta de que ele está, na verdade, morrendo. Então, aparece diante dos seus olhos a figura do pai… A câmera fecha no retrato, como se José Leôncio estivesse indo ao seu encontro.
“Pai… eu tô lhe vendo, meu pai…despois desses ano tudo, eu tô lhe vendo”, dirá o personagem. A câmera, então, fecha de vez no retrato e sobe uma música dramática. Será o fim de Zé Leôncio.
Assim que amanhece, de fato, Filó (Dira Paes) será a primeira a ver ele e, aos gritos, se desesperará ao ver o marido morto. Toda a casa descerá as escadas correndo para a despedida.