Na novela ‘Pantanal’, Tadeu (José Loreto), mesmo sem ser filho de sangue de José Leôncio (Marcos Palmeira), irá provar que tem a determinação do fazendeiro. Isso porque ele ganhará dos irmãos, Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos), e ficará com a sela de prata do avô, Joventino, interpretado por Irandhir Santos na primeira fase da trama.
O duelo irá ocorrer durante a comitiva em que Zé Leôncio sairá com seus filhos e outros peões da fazenda. Tadeu se empolgará com a disputa, enquanto José Lucas e Jove serão surpreendidos, afinal, não esperavam que o pai fosse dar sequência a essa ideia. Na disputa, o personagem de Marcos Palmeira irá delimitar a chegada, segurando o berrante na mão.
Então, quem chegar primeiro até o fazendeiro conquistará a sela de prata. A partir daí, Jove e José Lucas estarão focados na vitória, com sangue no olho, enquanto Tadeu estará com uma postura tranquila. Quando Zé Leôncio tocar o berrante, os filhos biológicos sairão em disparate, e o personagem interpretado por José Loreto não se moverá.
Nesse momento, Tibério irá questionar se Tadeu não ouviu o repique do pai, e ele dirá que ouviu. “Se eu fô um Leôncio de verdade, Tibério, eu num posso tê medo de dois peão porquêra que nem eles!”, irá responder.
José Leôncio irá ficar incrédulo ao ver Tadeu sem sair do lugar. Mas, de repente, o peão irá se movimentar com uma rapidez surpreendente. Primeiro ele irá ultrapassar Jove e, já perto da linha de chegada, irá ficar à frente de José Lucas, ganhando a disputa de maneira impressionante.
Após vencer, Tadeu irá tirar o chapéu e fazer o caminho de volta, fazendo com que a torcida vibre junto dele. Enquanto isso, Jove e José Lucas irão até o pai conformados com a derrota. Um som alto e bonito de berrante será ouvido de forma forte, e José Leôncio irá dizer que parece o pai tocando. Jove concordará, dizendo que só pode ser ele, e José Lucas acrescentará que ele veio abençoar o filho.